Os Mistérios da Engenharia Clínica

Os Mistérios da Engenharia Clínica

Desvendando os Mistérios da Engenharia Clínica

Se você acompanha o blog da RKP Engenharia, com certeza já deve estar por dentro de nossos assuntos e conteúdos elaborados sobre Engenharia Clínica, tecnologia, segurança hospitalar, inteligência artificial e muito mais! Mas ainda temos muitos assuntos importantes pela frente, e hoje vamos bater um papo rápido sobre Os Mistérios da Engenharia Clínica, um tema muito interessante e essencial, pois se trata da Gestão tecnológica na Saúde.

Alguma vez você já ouviu falar em Engenharia Clínica ou Engenheiro Clínico? Não? Então está mais que na hora de você ficar por dentro de tudo sobre esse assunto e saber a extrema importância dessa profissão para o funcionamento do hospital em vários aspectos da saúde e ao redor de todo o mundo.

Os Mistérios da Engenharia Clínica
Os Mistérios da Engenharia Clínica

Então vamos nos aprofundar no universo desse profissional?

Esses incríveis profissionais tem um papel muito importante dentro de um ambiente hospitalar, ele se concentra em gerenciar toda a tecnologia dentro da instituição hospitalar, aplicando todo o conhecimento e expertise da engenharia, visa obter melhorias contínuas mantendo a segurança de cada paciente e todos os outros setores, além disso eles são responsáveis pela infraestrutura e equipamentos hospitalares, contribuindo para o perfeito andamento dos mesmos e de toda frente do ambiente hospitalar.

É devido essa razão que mencionamos a importância desse profissional na área da saúde, pois todo hospital que adere a tecnologia quando não administrado com responsabilidade e com profissionais qualificados pode virar um problema, e é exatamente aí que há necessidade de um Engenheiro capacitado.

Principais atividades do Engenheiro Clínico

O profissional fica responsável pela “vida útil” dos equipamentos, ele participa de todo processo desde a aquisição, manutenções preventivas e corretivas, atuando no recebimentos, testes e treinamento dos funcionários para manusear de forma correta.

Na prática

De maneira bastante resumida, o Engenheiro Clínico é o profissional responsável pelo cuidado com o “ciclo de vida” da tecnologia e dos equipamentos hospitalares. No caso dos equipamentos, ele participa de todo o processo, desde a compra até a manutenção preventiva e corretiva, passando pelo recebimento, testes, operação e treinamento de funcionários para manuseio do mesmo.

Além de todos esses serviços listamos mais algumas atividades que são de responsabilidade dos Engenheiros Clínicos.

Equipamentos Hospitalares

Como falamos anteriormente, o Engenheiro clínico é de extrema importância quando se trata de equipamento hospitalar. Ele também é o responsável pela compra, testes, gerenciamento, operação, treinamento de funcionários – garantindo o uso eficaz e seguro dos equipamentos, além das manutenções preventivas e corretivas.

Resíduos tecnológicos e radioativos

O profissional de Engenharia Clínica é responsável pelo gerenciamento dos resíduos tecnológicos e radioativos da instituição. Ele deve controlar o descarte de materiais – como baterias e pilhas; lâmpadas; peças, partes ou até mesmo todo o equipamento desativado; ou qualquer outro material técnico gerado diariamente no hospital.

Tecnologia e finanças

Os Engenheiros são responsáveis também pelo planejamento e gestão de toda tecnologia médica, tal função que inclui melhorias na qualidade dos serviços prestados, gestão de riscos, gestão de custos, otimizar produtividade, além de avaliar as operações internas do ambiente hospitalar.

Segurança do Hospital

Antes mesmo que o hospital esteja pronto, é indispensável a presença de um Engenheiro Clínico, pois existem várias etapas da obra que há necessidade de dimensionamentos de espaços, da parte elétrica, hidráulica, e também na instalação dos equipamentos.

Quando se trata de segurança hospitalar é de responsabilidade do Engenheiro Clínico realizar toda fiscalização do processo mencionado anteriormente, para que todas as normas da saúde sejam cumpridas corretamente.

Consultoria

E por fim, mas não menos importante, os profissionais da Engenharia Clínica podem auxiliar os hospitais a alcançar as certificações necessárias exigidas pelos órgãos reguladores.

Bom, agora que você já desvendou Os Mistérios da Engenharia Clínica, vimos a importância desse setor para qualquer hospital, seja de qualquer tamanho, o importante é que ele tenha Engenheiros qualificados sempre disponíveis, por isso na hora de escolher o melhor profissional venha para RKP Engenharia, uma empresa séria e reconhecida no mercado que atenderá todas as suas necessidades.

Calibração de Aparelhos de Pressão arterial

Achou interessante o tema Os Mistérios da Engenharia Clínica? Então comente e compartilhe esse post.

Calibração de equipamentos Hospitalares no brasil

RKP Engenharia, são mais de 23 anos no mercado, sempre inovando e agregando valor aos nossos parceiros, com vasta experiencia na  área de calibração e manutenção de equipamentos hospitalares além de oferecer serviços de Engenharia Clínica.

[mc4wp_form id=”4823″]

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *