Empresa de Engenharia Clínica, entenda em poucas palavras a importância de contratá-la !
Sabemos a importância de uma Empresa de Engenha Clínica dentro de uma estrutura hospitalar, e no Brasil o Engenheiro Clínico está ganhado espaço, o mercado está inovando e a necessidade de um especialista é cada vez maior.
Qual a responsabilidade de uma Empresa de Engenharia Clínica?
Em um nível mais abrangente, a empresa é a responsável pelo planejamento, definição e execução de políticas e programas em toda a gestão da tecnologia da saúde, incluindo gerenciamento de risco, melhorias na qualidade, atendimento à demanda de pacientes e otimização da produtividade de todos os funcionários.
As questões financeiras também são atribuições a empresa responsável, e com todo corpo de Engenheiros Clínicos, podem tonar um hospital menos custoso e muito mais eficiente.
A Influência de uma empresa de Engenharia Clínica dentro de uma estrutura hospitalar e seus afazeres.
A Engenharia clínica influência diferentes áreas, que ultrapassam as ciências exatas e afetam nossa vida positivamente, muitas vezes mais até do que imaginamos.
Um exemplo é o modo como a Engenharia Clínica e as novas tecnologias afetam os mecanismos e tratamentos de saúde voltada tanto para os aspectos biomédicos como institucionais, garantindo segurança, eficácia, economia, e agregando as necessidades das diversas áreas do hospital.
Atua em conjunto com os diferentes setores, já que possui função relevante e estratégica no desempenho global de uma unidade hospitalar ao monitorar ou agir antes que eventuais problemas aconteçam, e ao administrar todo o “parque tecnológico da saúde” do hospital, a equipe de Engenharia Clínica confere qualidade e eficiência aos exames, contribuindo para a melhoria nos cuidados dispensados ao paciente.
Dentre as suas diversas atribuições estão o controle dos equipamentos médico-hospitalares e seus componentes e dos contratos de manutenção preventiva ou corretiva; o auxílio na aquisição e aceitação de novas tecnologias; o treinamento de pessoal para operação dos equipamentos; a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos; e a fixação de medidas de controle e segurança do ambiente hospitalar, no que se refere aos equipamentos médico-hospitalares.
“Já sabemos de todos os benefícios da Engenharia Clínica, agora vamos nos aprofundar e saber quais os motivos para contratar uma empresa de engenharia clínica! “
Gestão dos Equipamentos e diminuição de Riscos e Custos
A empresa de Engenharia Clínica e seus setores e integrantes, são responsáveis por todo o ciclo de vida dos equipamentos tecnológicos de suporte a vida e não somente da manutenção desses.
Ou seja, o Engenheiro clínico requisitado deve participar desde a aquisição, recebimento, testes de aceitabilidade, manutenção, preventivas, alienação e todas as etapas que fazem parte da vida do equipamento médico-hospitalar. E quando esse processo de acompanhamento é feito corretamente por este profissional as chances de redução de custos são altíssimas.
Lembrando que a Empresa de Engenharia Clínica fica incumbida de fazer todo o acompanhamento de todo o ciclo de vida dos equipamentos médico-hospitalares.
Conheça os Serviços de Engenharia Clínica mais procurados
Abaixo, destacamos os principias serviços de Engenharia Clínica exercidos dentro de uma unidade Hospitalar.
- Monitorar o patrimônio dos equipamentos médico-hospitalares e seus componentes;
- Assessorar na compra e realizar o recebimento das diversas tecnologias;
- Treinar pessoal para manutenção (técnicos) e procedimento dos equipamentos (operadores);
- Prescrever, criar e controlar os contratos de manutenção preventiva/corretiva;
- Realizar a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos médico-hospitalares, dentro da instituição;
- Fiscalizar e acompanhar os serviços de manutenção realizados por empresas externas;
- Determinar medidas de controle e segurança do ambiente hospitalar, no que se refere aos equipamentos médico-hospitalares;
- Estipular rotinas para aumentar a vida útil dos equipamentos médico-hospitalares;
- Ajudar nos projetos de informatização, referentes aos equipamentos médico-hospitalares;
- Introduzir e controlar a QUALIDADE dos equipamentos de medição, inspeção e ensaios, ISO-9001, referente aos equipamentos médico-hospitalares;
- Calibrar e regularizar os equipamentos médico-hospitalares, de acordo com padrões reconhecidos;
- Fazer a avaliação da redução gradual dos equipamentos médico-hospitalares, entre outros;
- Identificar relatórios de produtividade de todos os aspectos envolvidos com a gerência e com a manutenção dos equipamentos médico-hospitalares – conhecidos como indicadores de qualidade e/ou produção.
Veja os Serviços de Engenharia Clínica que a RKP Engenharia oferece:
⟴ Controlar o patrimônio dos equipamentos médico-hospitalares e seus componentes;
⟴ Auxiliar na aquisição e realizar a aceitação das novas tecnologias;
⟴ Treinar pessoal para manutenção (técnicos) e operação dos equipamentos (operadores);
⟴ Indicar, elaborar e controlar os contratos de manutenção preventiva/corretiva;
⟴ Executar a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos médico-hospitalares, no âmbito da instituição;
⟴ Controlar e acompanhar os serviços de manutenção executados por empresas externas;
⟴ Estabelecer medidas de controle e segurança do ambiente hospitalar, no que se refere aos equipamentos médico-hospitalares;
⟴ Estabelecer rotinas para aumentar a vida útil dos equipamentos médico-hospitalares;
⟴ Auxiliar nos projetos de informatização, relacionados aos equipamentos médico-hospitalares;
⟴ Implantar e controlar a QUALIDADE dos equipamentos de medição, inspeção e ensaios, ISO-9001, referente aos equipamentos médico-hospitalares;
⟴ Calibrar e ajustar os equipamentos médico-hospitalares, de acordo com padrões reconhecidos;
⟴ Efetuar a avaliação da obsolescência dos equipamentos médico-hospitalares, entre outros;
⟴ Apresentar relatórios de produtividade de todos os aspectos envolvidos com a gerência e com a manutenção dos equipamentos médico-hospitalares – conhecidos como indicadores de qualidade e/ou produção.
Você esta gostando? Ainda iremos falar mais detalhadamente de cada serviço.
Confira: ⇓
Levantamento das necessidades do hospital através da Engenharia Clínica.
É de suma importância o trabalho o trabalho da Engenharia Clínica no levantamento das necessidades de equipamentos hospitalar.
Antes de efetuar aquisição de novos equipamentos ou serviços, precisa ser feito uma triagem no qual é levado em conta:
- As condições e funcionalidade dos equipamentos do Hospital, analisando a existência de equipamentos que não estão apto para utilização e que podem oferecer riscos aos pacientes e seus operadores.
- Verificar a necessidade do exata de equipamentos para um determinado setor, seguindo as normas da (RDC -faça o download da norma). Havendo necessidade a equipe de Engenharia Clínica irá sugerir novas aquisições de equipamentos reservas para os equipamentos críticos.
Todos estes levantamentos serão apresentados à Diretoria do Hospital em relatório para que sejam tomadas as devidas providências.
Controle de equipamentos de terceiros
As empresas de engenharia clínica, trabalha de forma que todos os equipamentos Hospitalar posse por um sistema de controle rigoroso em que todos equipamentos de terceiros que entram e saiam da Instituição seja analisado e avaliado, garantido a perfeita ordem e segurança do mesmo.
Uma responsabilidade que otimiza os processos interno dentro das clinicas e hospitais, fazendo que sempre tenha uma boa gestão.
Segurança e Gerenciamento de contratos
Para maior segurança, todos os contratos vigentes, ou existentes deverão ser analisados pela empresa de Engenharia Clínica, a fim de avaliar a viabilidade financeira dos mesmos, e sempre com o objetivo principal à redução de custos pelo cliente.
As avaliações são utilizados indicadores de desempenho.
- Exemplo:
Tempo médio entre falhas dos equipamentos, apontando-se ou não a necessidade da contratação de firmas especializadas.
Consultoria de um Engenheiro Clínico na aquisição de novos equipamentos.
Todos Consultório, Clinicas e Hospitais ao fazer uma aquisição de novos equipamentos, podem obter uma consultoria de Engenheiro Clínico que deverá em conjunto com o corpo clínico da instituição, identificar as necessidades de utilização dos equipamentos a serem adquiridos, elaborando descritivos que respondam pela necessidade dos setores onde os equipamentos serão utilizados.
E são vários critérios que podem ser adotados para a preparação dos descritivos, e todos eles devem levar em consideração:
- preços;
- qualidade;
- prazos de garantia;
- confiabilidade;
- assistência técnica local;
- custo de manutenção dos mesmos;
E fazendo analise dos critérios acima, todos utilizadores dos equipamentos com médicos e corpo de enfermagem envolvidos deverão entrar em concordância para obter um resultado mais eficiente na hora da aquisição.
Todo processo e documentado e apresentado o corpo de Diretoria para aprovação, e direcionado para o departamento de compra.
Manutenção Preventiva na Área de Saúde
A Manutenção Preventiva tem como principal objetivo: aumentar a vida útil dos equipamentos Hospitalares.
Uma empresa de Engenharia Clínica acaba sendo responsável em analisar os equipamentos hospitalares sempre visando a manutenção, garantia de confiabilidade do mesmo,
Na sequência a manutenção preventiva traz redução dos custos e aumento da segurança, desempenho e confiabilidade.
Com base nos levantamentos dos equipamentos médicos, deve ser criar um plano de manutenção preventiva do parque, onde esse cronograma permitirá o acompanhamento do estado de desgaste de cada equipamento individualmente.
Toda equipe de Engenharia Clínica precisa estar atenta e respeitando o prazo do calendário estipulado no início das atividades.
O calendário de manutenções preventivas deverá estar de acordo e precisar ter toda a equipe de enfermagem do Hospital envolvida, além de ser necessário um rodízio dos equipamentos que passarão pelo processo de manutenção.
Para saber mais acesse nosso artigo que falamos detalhado da Manutenção Corretiva
Certificação de Qualidade através da Engenharia Clínica
Os Hospitais estão sempre buscando por qualificação, e neste quesito entra a ONA (Organização Nacional de Acreditação) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.
E saiba como uma empresa de engenharia clínica pode ajudar um hospital a alcançar a acreditação de qualidade.
Parecer ser fácil, mas não se enganem, listaremos 4 pontos importantes que a ONA leva em consideração ao conceder uma acreditação.
- Primeiro quesito em que o setor de engenharia clínica é avaliado é a existência de um inventário de todo equipamento, portanto, todo o equipamento médico-hospitalar deve ter um código de rastreamento, onde ele seja facilmente localizado e todas as informações do aparelho sejam catalogadas.
- Outro ponto é a programação das manutenções, ou seja, organização das manutenções futuras, tendo um controle maior da situação de cada equipamento.
- Ter um plano “B” também é de extrema importância para conseguir essa certificação, numa situação em que um aparelho crítico estraga e todos os outros estão sendo usados, você estará preparado?
- A priorização da manutenção é outro ponto que se deve ter atenção, isso porque alguns equipamentos são de ordem crítica e a atenção em relação a manutenção destes é essencial, pois assim se evita surpresas desagradáveis e evita o uso do tal, plano “B”.
Analisando os pontos acima podemos identificar que não é tão simples como parece, e por isto, sabemos e confirmamos a importância de uma empresa de Engenharia Clínica para o sucesso de um certificado de qualidade.
Porque Contratar a RKP Engenharia Clínica
É a empresa de Engenharia Clínica, que fica encarregada das estratégias para chegar a excelência nos processos. É o bom trabalho da equipe do gerenciamento hospitalar que irá garantir que os hospitais possam ser certificados como instituições de excelência, fazendo com que estas se destaquem.
A RKP Engenharia Clínica realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos médicos em todo o Brasil , assegurando o prolongamento da vida útil de seu patrimônio.
Nós da RKP Engenharia estamos no mercado há mais de 23 anos na gestão de equipamentos, sendo responsável pela manutenção preventiva e calibragem. Os nossos profissionais garantem a manutenção do parque instalado, levantando as necessidades, realizando o recebimento e a manutenção de equipamentos.
Conheça mais sobre nossos serviços.
Muito bacana o post, me ajudou muito a tomar decisões em qual área seguir !
Muito obrigado Ster pelo comentários, ficamos felizes em contribuir.
Interessante o assunto, abriu um leque das funções que a engenharia clínica trabalha.
Muito obrigado Bruno pelo comentários, ficamos felizes em contribuir
Muito bom, bem explicativo. Se torna gratificante ler e ver como a Engenharia Clínica está se tornando essencial nos ambientes de assistência a saúde. Estou no 10° período de Engenharia Biomédica e a cada dia vejo q podemos contribuir para melhorar a qualidade do serviço de saúde.