Qual a função do Engenheiro Clínico dentro do Hospital?

Engenheiro Clínico

Engenheiro Clínico e a sua importância dentro do ambiente Hospitalar! 

O Papel do Engenheiro Clínico dentro do Hospital é de extrema importância devido se caracterizar como alta complexidade, exigindo um nível avançado de conhecimentos para lidar com os desafios.

Nesse contexto a Engenharia Clínica se torna uma grande aliada no processo para a conquista de uma excelente administração.

engenheiro clínico

Veja quais são as funções desse profissional, e como funciona a gestão dentro dos ambientes hospitalares.

1 – Realização de Manutenções Corretivas e Preventivas

A Manutenção Preventiva, como o próprio nome já diz, é para prevenção de defeitos e problemas futuros nos equipamentos a fim de evitar que eles tenham que ficar parados e, com isso, que a produção seja interrompida. Para isso, ela leva em conta fatores estatísticos para determinar quando vai ser necessário intervir e quais medidas devem ser tomadas.

A Manutenção Corretiva é a manutenção feita após a falha ou quebra de algum equipamento. Como o próprio nome diz, ela é feita para corrigir um problema já existente.

As manutenções devem ser seguidas rigorosamente, com o desenvolvimento de uma política de manutenção para que o gestor tenha controle do que está sendo realizado. Os cronogramas auxiliam e garantem que todos os equipamentos passem por manutenção preventiva dentro de um prazo adequado, eliminando ou reduzindo drasticamente o número de falhas e imprevistos.

2 –  Atuar no processo de capacitação de funcionários e na aquisição de equipamentos hospitalares.

O Engenheiro Clínico tem a responsabilidade de capacitar e treinar os funcionários técnicos para a utilização de ferramentas necessárias, além disso o Engenheiro Clínico também é responsável pelo recebimento de equipamentos e realizar a manutenção preventiva e corretiva dos mesmos.

3 –  Executar e planejar questões financeiras como: A troca de equipamentos hospitalares

O gerenciamento de questões financeiras traz grandes vantagens para o Hospital, pois o Engenheiro Clínico tem o papel de coordenar operações internas, planejar, fazer orçamentos e gerenciar contratos.

4 – Implantar novas tecnologias

Cabe ao profissional de Engenharia Clínica contribuir para o total acesso às mais recentes tecnologias ao Hospital, atribuindo um planejamento para melhorar sua qualidade, atender a demanda de clientes e otimizar a produtividade de funcionários e médicos.

5 – Gerenciamento de infraestrutura

A gestão da também infraestrutura é tarefa do Engenheiro Clínico, pois cabe ao mesmo realizar procedimentos como gerenciar obras, realizar orçamentos, e comissionamento de obras.

Como vimos anteriormente, o Engenheiro clínico é um profissional fundamental para o bom funcionamento das instituições de saúde.

Contar com um profissional capacitado é uma atitude inteligente e que irá promover a grandes avanços, inclusive, da gestão hospitalar.

Afinal, a gestão do parque tecnológico do hospital exige conhecimentos específicos para um melhor aproveitamento dos recursos.

Dessa forma, todos saem ganhando: o hospital, os pacientes, e os profissionais de saúde

 

RKP ENGENHARIA CLINICAl

Nós da RKP Engenharia estamos no mercado há mais de 23 anos na gestão de equipamentos, sendo responsável pela manutenção preventiva e calibragem. Os nossos profissionais garantem a manutenção do parque instalado, levantando as necessidades, realizando o recebimento e a manutenção de equipamentos.
Conheça mais sobre nossos serviços.

[mc4wp_form id=”4823″]

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *