Como já mencionamos diversas vezes aqui no blog, a calibração é um dos processos mais importantes de um ambiente hospitalar esse processo garante que a qualidade de funcionamento do equipamento esteja de acordo com os padrões definidos pelo setor. Isso é feito para garantir que a funcionalidade do item, bem como o resultado / leitura fornecido, seja preciso no momento de uso.
Por que o equipamento médico precisa de calibração regularmente?
Os equipamentos médicos, como qualquer outro equipamento, geralmente se desgastam com o tempo, o que interfere diretamente sua precisão de desempenho. E a principal maneira de manter a eficácia do equipamento e minimizar riscos ou incertezas é através da calibração. Isso é muito importante, já que o resultado fornecido por esse equipamento médico é crucial para o funcionamento geral, tanto em termos de qualidade quanto de lucratividade. Assim, calibrar regularmente todos os equipamentos médicos, também é necessário para receber as certificações e licenças solicitadas pelas autoridades reguladoras.
Quantas vezes você deve calibrar seu equipamento médico?
Quando se trata de constância de calibração de equipamentos, cada um possui requisitos diferentes com base em sua finalidade e escala de uso. A melhor maneira de garantir que a calibração do equipamento seja feita regularmente é adotando um cronograma de calibração, no qual você também deve considerar os seguintes aspectos:
- Frequência recomendada pelo fabricante
Em muitos casos, os equipamentos e ferramentas médicas são disponibilizados com as recomendações do fabricante em relação à periodicidade de calibração. No entanto, você também deve levar em consideração o tempo de uso ao fazer isso. Por exemplo, ferramentas usadas para realizar medições críticas podem exigir períodos diferentes. - Antes de iniciar um projeto de medição crítica
Você deve sempre calibrar seu equipamento antes de iniciar qualquer projeto importante que envolva medição crítica. Selecione as ferramentas e equipamentos necessários para o projeto com antecedência e faça com que sejam calibrados antes do início do teste para garantir a precisão. - Fique atento a imprevistos
Se o seu equipamento sofrer um impacto físico agudo ou sofrer uma sobrecarga interna, você deverá calibrá-lo imediatamente. - Em intervalos de tempo pré-definidos
Ao utilizar determinados equipamentos para medições críticas com frequência, seria ideal ter um período de tempo curto entre as calibrações.
Para realizar a calibração dos seus equipamentos médicos solicite uma consulta com a RKP Engenharia Clínica
Nós, na RKP Engenharia Clínica, entendemos a importância de serviços de calibração regulares e confiáveis para o seu equipamento e todos os instrumentos em ambiente hospitalar. E, como uma empresa totalmente credenciada, podemos assegurar um serviço de alta qualidade de nossa equipe experiente para ajudá-lo a acompanhar as regras e regulamentos exigidos pelo setor!
Acesse o nosso Site e Conheça o Nosso Trabalho: www.rkpengenharia.com.br
Achou interessante o tema: Tudo que você precisa saber sobre a calibração de equipamentos médicos ?Então comente e compartilhe esse post.
RKP Engenharia, são mais de 23 anos no mercado, sempre inovando e agregando valor aos nossos parceiros, com vasta experiencia na área de calibração e manutenção de equipamentos hospitalares além de oferecer serviços de Engenharia Clínica.
[mc4wp_form id=”4823″]