Testes de Segurança Elétrica em equipamentos médicos
Os Testes de Segurança Elétrica são indispensáveis para os equipamentos médicos, pois estão constantemente em contato com paciente. Isso ocorre devido aos Equipamentos eletromédicos estarem alimentados por alguma fonte de energia, como as baterias, e assim são fixados aos pacientes por intermédio dos fios.
Entretanto devemos estar sempre atentos pois os riscos predominam, o que pode acontecer é algum vazamento da corrente elétrica, que poderá atingir tanto o paciente, quanto o profissional que esteja manuseando o equipamento, causando um risco a vida de quem estiver em contato trazendo lesões ou até mesmo a morte.
Por esse motivo é que os testes de segurança elétrica possuem um nível tão elevado de importância para os equipamentos.
Veja os efeitos que a corrente elétrica pode causar ao paciente.
Os choques de alta tensão podem agredir agressivamente o corpo de uma pessoa, os efeitos variam de queimaduras graves, zunido e eletrocussão
Normas de Testes de Segurança Elétrica
A segurança e funcionalidade dos equipamentos foram definidas através de normas para ajudar aos gestores e Engenheiros técnicos.
Criadas inicialmente nos Estados unidos e Europa, as normas são diferentes em relação as medições e protocolos.
As Organizações ISO (International Organization for Standardization) e IEC (International Electro-technical Commission são baseadas na Europa fornecem normas para mundo inteiro e mantém parceria com a World Trade Organization.
Nestas normas foram inseridas desde normas gerais a normas específicas para cada equipamento.
Uma das principais normas para os dispositivos médicos é a NBR IEC 60601. Na NBR IEC 60601.1.
Os Equipamentos são separados em 3 classes
- Classe I: A Peça ativa é revestida por isolamento básico e aterramento de proteção, deste modo possibilita que partes metálicas acessíveis possam ficar sob tensão, na ocorrência de uma falha de isolação básica;
- Classe II: Peça ativa é revestida por isolamento duplo ou reforçado e não comporta conexão ao sistema de aterramento para proteção contra choques elétricos;
- Classe IP: Fonte de alimentação interna.
As peças aplicadas ao paciente possuem uma classificação, são elas:
- Tipo B: Peça colocada no paciente aterrada. Não indica sistemas de isolação elétrica (flutuante) em meio partes aplicadas e rede elétrica, não sendo adequada para aplicação cardíaca direta.;
- Tipo BF: Peça colocada no paciente fluindo (condutor de superfície). É aquela na qual o grau de proteção é alcançado através da isolação entre partes aplicadas a rede elétrica e outras partes aterradas ou acessíveis do equipamento médico;
- Tipo CF: Peça colocada no paciente fluindo para a utilização em acesso direto com o coração. É alcançada através do aumento da isolação das partes aterradas e algumas partes acessíveis do equipamento, limitando mais ainda a velocidade da possível corrente fluindo através do paciente.
Foram determinados também limites de medição do vazamento, para medições e tipos de equipamentos.
- NC: Condições normais;
- SFC: Condições de falha simples.
Veja alguns Testes de Segurança Elétrica
Os testes de equipamentos foram determinados pela A NBR IEC 60601.1, pois as falhas podem acarretar algum risco ao paciente, em situações normais ou anormais sobre alguma falha, nos testes básicos de segurança estarão presentes:
Medições da resistência do fio de aterramento, dos isolamentos dos chassis e do fio em contato com o paciente, inspeção visual dos cabos e conector, corrente de fuga e corrente auxiliar por meio do paciente.
Documentação necessária para os testes de Segurança Elétrica
A Norma IEC 62353 (é destinada apenas pra equipamentos que cumprem a NBR 60601.1.) E determina requisitos de documentação como:
- Reconhecimento do grupo de testes (departamento do hospital, organização do serviço independente, fabricante);
- Identificação das pessoas que fizeram os testes e as avaliações;
- Local do equipamento/sistema (por exemplo, tipo, número serial, número do inventário) e dos acessórios testados;
- Testes e medições;
- Data, tipo e efeitos/resultados de: – Inspeções visuais – Medições (valores medidos, método de medição, equipamento de medição) – Testes funcionais;
- Conclusão da avaliação;
- Data e assinatura da pessoa que fez a avaliação.
O Armazenamento dos dados em questão devem ser computadorizados ou colocados em nuvem, o que facilita bastante a busca e revisão dos dados e mantendo assim a segurança dos mesmos.
Os testes de segurança elétrica são altamente importantes para qualquer instituição de saúde, portanto é necessário uma atenção a mais para realizar a gestão e manutenção dos equipamentos.
Achou interessante o tema Testes de Segurança Elétrica em equipamentos médicos ? Então comente e compartilhe esse post.
RKP Engenharia, são mais de 23 anos no mercado, sempre inovando e agregando valor aos nossos parceiros, com vasta experiencia na área de calibração e manutenção de equipamentos hospitalares além de oferecer serviços de Engenharia Clínica.
[mc4wp_form id=”4823″]
Tenho preocupacao permanente com problemas relacionados aos choques elétricos, conheci agora a RKP, se for possível, gostaria de saber em qual classe de proteção e normas, estão inseridos as cadeiras e demais equipamentos de odontologia.
Desde já agradeço,
Atenciosamente,
Gilberto Pinto – Eng. Eletricista