A Engenharia Clínica em prol da Segurança do paciente

Segurança do paciente

A Engenharia Clínica em prol da Segurança do paciente

A segurança do paciente é um desafio global que requer conhecimento e habilidades em diversas áreas, incluindo fatores humanos e a engenharia.

 No artigo de hoje, veremos alguns métodos para analisar, prevenir e mitigar erros. Dada a complexidade dos processos de trabalho em saúde, enfatizamos a necessidade de avaliar as condições ambientais, o uso racional dos medicamentos, a utilização correta das tecnologias em saúde e os procedimentos clínicos e cirúrgicos adequados. Estes processos serão capazes de desenvolver e implementar redesenho do sistema, necessário para melhorar o método de trabalho em prol da segurança do paciente.

A segurança do paciente deve ser constantemente otimizada nos ambientes hospitalares. Ela se compara ao controle dos fatores que podem causar danos ao paciente no decorrer da internação ou refletir após a alta.

Nesse contexto, estão todas as atividades da engenharia clínica que auxiliam na diminuição dos riscos clínicos ao paciente.

 Quer saber como a Engenharia Clínica atua em prol da Segurança do paciente?

Então, continue lendo.

Segurança do paciente
Segurança do paciente

Os Engenheiros Clínicos são responsáveis pela compra e análise dos equipamentos médicos dentro de um ambiente hospitalar. Dessa forma é possível realizar um diagnóstico do melhor equipamento disponível.

Referente a compra do equipamento, esses profissionais analisam as tecnologias com o melhor custo x benefício para o paciente, então eles realizam pesquisas de mercado e descobrem qual equipamento atenderá as demandas do hospital e trata mais benefícios financeiramente.

Implantação da tecnovigilância

Tecnovigilância é o sistema de vigilância de eventos adversos e queixas técnicas de produtos para a saúde na fase de pós-comercialização, com vistas a recomendar a adoção de medidas que garantam a proteção e a promoção da saúde da população. Dessa forma, os engenheiros são responsáveis em qualificar a tecnologia quanto ao possível dano causado no paciente.

Eles analisam, por exemplo, quais danos um equipamento de tomografia pode causar no paciente e o que deve ser feito para evitar problemas maiores.

Calibração dos equipamentos

Todo equipamento possui um tempo de vida útil. Esse fato muitas vezes é esquecido pelos usuários e gestores. O entendimento da necessidade de avaliar o desempenho de um equipamento de medição ao longo do tempo é fundamental para a confiabilidade dos resultados de medição e na obtenção da qualidade de produtos e processos.

A calibração é indispensável, pois por meio dela é possível identificar que as alterações dos exames se devem às características clínicas dos pacientes e não da sensibilidade ou alguma característica alterada das máquinas.

Manutenção dos equipamentos

A manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos são outras funções importantes dos engenheiros clínicos. Através desse trabalho, eles realizam o levantamento da vida útil das peças das máquinas para analisar o nível de desgaste.

Assim, evita uma paralisação instantânea das máquinas, o que repercute a jornada das atividades ou causa danos irreversíveis ao paciente durante o procedimento. Em casos específicos, também pode ser feita a manutenção corretiva com intuito de reparar problemas imediatos.

A Engenharia Clínica em prol da Segurança do paciente

A segurança do paciente é algo que deve ser analisado frequentemente pela equipe gestora do hospital. A engenharia clínica realiza um serviço importantíssimo que compreende atividades de instalação de equipamentos, manutenção de tecnologias e disponibiliza possibilidades viáveis de funcionamento de todas os equipamentos. Sua importância para a saúde do paciente vai além de todos os requisitos, pois todas as atividades direcionam para o perfeito bem-estar e segurança da vida de cada paciente.

Agora que já sabe o papel da engenharia clínica para a segurança dos pacientes, que tal conhecer um pouco mais sobre A Engenharia Clínica?

 

 

 

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *