Veja por que a retenção de pacientes é a base de sucesso do hospital
A Evolução da perspectiva dos cuidados de saúde e as transformações no comportamento do consumidor auxiliaram a tornar a permanência do paciente a base para o sucesso do hospital.
Seu hospital está utilizando métodos inovadores e econômicos para melhorar a retenção de pacientes?
Um campo de mudança de cuidados de saúde
No mundo dos negócios, preservar clientes atuais é muito mais atraente do que atrair os novos, porque não é apenas mais fácil, mas também mais barato. Não surpreendentemente, o setor de saúde retrata o mesmo princípio. Para o hospital, são 90% a menos para manter os pacientes atuais do que atrair novos.
Mesmo que os gestores dos hospitais compreendem que a retenção de pacientes é uma preocupação significativa dos negócios, é uma questão mais complexa, saiba porquê.
As principais evoluções na indústria de assistência médica mudaram a retenção de pacientes, para a linha de frente dos desafios de negócios do hospital – desempenhando um papel maior no sucesso financeiro de um hospital do que em épocas anteriores.
O paciente como consumidor
Os pacientes, com mais opções através de planos de saúde altamente acessíveis, estão exigindo uma experiência mais favorável. Esses consumidores capacitados agora acessam informações ilimitadas a qualquer hora, em qualquer lugar. Semelhante à pesquisa que fazem diariamente em outras áreas de suas vidas de consumidores, os pacientes agora buscam métricas objetivas e prontamente trocam alianças. Eles são fortemente influenciados pelas pontuações em Redes Sociais e sites de avaliação de pacientes, avaliações de terceiros, etc. Como resultado, eles estão bem conscientes do que esperar e são mais críticos do que nunca sobre onde eles escolhem procurar atendimento.
Os hospitais sempre se preocuparam com a saída dos pacientes, mas agora, os cuidados baseados em valor colocam uma expectativa maior do que nunca de prestar cuidados consistentes e extraordinários aos pacientes durante cada visita ou estadia. Os hospitais não podem mais se dar ao luxo de ver o atendimento ao paciente como momentâneo, ele deve ser visto como um atendimento de cuidados a longo prazo. Como resultado, quando um paciente opta por receber cuidados em outro lugar, o atendimento é interrompido e os hospitais perdem receita.
Mesmo assim, o objetivo final permanece sempre o mesmo: proporcionar melhores experiências aos pacientes. Mas agora, a questão é: Quais são as estratégias inovadoras e econômicas para a retenção de pacientes? Sem tempo a perder, que oportunidades de ganho rápido existem para impulsionar melhorias imediatas na experiência do paciente?
Estas perguntas estão sendo feitas por gestores da saúde em todo o país. Embora não exista uma ‘solução mágica’ para solucionar o desafio da retenção de pacientes, há diversos estudos que exploram estratégias nas quais os hospitais estão investindo para melhorar a experiência do paciente e aumentar a retenção e a satisfação do mesmo.
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