Manutenção Preditiva  em Equipamentos de Ressonância Magnética

Manutenção Preditiva

Manutenção Preditiva em Equipamentos de Ressonância Magnética

No artigo de hoje, você verá sobre a importância da manutenção preditiva e do monitoramento contínuo para a segurança dos equipamentos hospitalares, evitando longos períodos de inatividade e perdas financeiras.

Equipamentos de imagem, como os de ressonância magnética (RM), são indispensáveis para um diagnóstico médico preciso: através deles é possível descobrir e tratar doenças antes que se agravem. Mas, para ter esta eficiência, os equipamentos hospitalares precisam ser máquinas complexas e com alta tecnologia agregada, sendo, portanto, de alto custo para as empresas da área de saúde.

Manutenção Preditiva
Manutenção Preditiva

Ou seja, se um aparelho de RM parar de funcionar, haverá perdas financeiras em aspectos como investimento inicial feito para adquiri-lo e precisará de tempo para uma grande manutenção da máquina. Assim, ao deixá-lo fora de uso, o faturamento da empresa cai, já que os exames, deixam de ser feitos. Além disso, os clientes podem perder a confiança em uma instituição de saúde que não consegue operar com segurança.

Mas, quando a vida útil desses equipamentos hospitalares é prolongada e a instituição consegue mantê-lo em atividade por grandes períodos, as perdas diminuem e são eliminadas. Isso só é possível quando há uma antecipação em relação aos problemas de funcionamento dos aparelhos de Ressonância Magnética, através de uma Manutenção Preditiva.

A seguir você verá como a manutenção preditiva auxilia na preservação de equipamentos hospitalares, prevenindo longos períodos de inatividade e perdas financeiras.

A manutenção preditiva em equipamentos hospitalares tem como base as inspeções periódicas e o acompanhamento das condições da aparelhagem. É planejada e realizada frequentemente, levantando dados que informam desgaste ou processo de degradação das máquinas, para informar as condições reais de funcionamento de cada equipamento.

Veja algumas etapas a serem realizadas para a manutenção preditiva:

  • Setup: identificação de máquinas e equipamentos críticos;
  • Teste padrão: realizado em condições normais de uso, registra os valores apresentados de acordo com cada maquinário;
  • Monitoramento: acompanhamento contínuo dos dados;
  • Inspeções de rotina: armazenamento e verificação rotineira das informações de todos os equipamentos principais e dos itens que lhe dão suporte operacional (geradores, motores, plugues e fontes de alimentação). Quando a máquina apresenta valores diferentes dos mensurados no teste padrão, significa que é hora de reparos.

Dessa forma, quando é preciso a intervenção para manutenção no equipamento, a empresa estará realizando uma revisão corretiva planejada. Bem diferente do que ocorre apenas em uma manutenção comum, feita quando já possui uma falha.

Como vimos, a manutenção preditiva é facilitada pelo monitoramento contínuo de indicadores dentro do ambiente de Ressonância Magnética. Através dele é possível identificar até mesmo os mínimos níveis de mudanças na temperatura de equipamentos de refrigeração ou aquecimento.

Há diversos benefícios para as empresas que possuem um processo de manutenção preditiva facilitado pelo monitoramento contínuo.

As principais são:

  • Maior vida útil dos equipamentos e seus componentes;
  • Maior tempo de disponibilidade dos equipamentos;
  • Redução no trabalho de emergência não planejado;
  • Redução nos custos de reparos;
  • Maior segurança e confiança no desempenho do aparelho;
  • Maior produtividade;
  • Atendimento eficiente;
  • Gerenciamento eficaz.

Quer saber maiores informações sobre a RKP Engenharia Clínica? Entre em contato conosco através do (11) 5068 2602

Acreditação Hospitalar em São Paulo

Achou interessante o tema: Manutenção Preditiva  em Equipamentos de Ressonância Magnética? Então comente e compartilhe esse post.

logo HORIZ PNG

RKP Engenhariasão mais de 24 anos no mercado, sempre inovando e agregando valor aos nossos parceiros, com vasta experiencia na  área de calibração e manutenção de equipamentos hospitalares além de oferecer serviços de Engenharia Clínica.

[mc4wp_form id=”4823″]

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 2

  1. Bom dia , venho por meio deste contato adquirido em seu site , enviar o seguinte contato .
    Sou profissional nos serviços de manutenção de ressonância magnética , com amplo conhecimento na montagem e desmontagem completa de aparelhos de ressonância magnética , picker , Siemens , G.E e Philips , com experiência em manutenção de compressores 4k e 10k de todas as marcas no mercado , instalação de cold Head 10k , montagem de gaiolas ou adaptações , acompanhamento de transporte com criogenia ativa , leitura de dados de temperatura de hélio entre outros parâmetros , desmontagem completa de toda ressonância , com marcação de cabos , fibras ópticas etc…
    E posterior montagem , ciente dos altos custos dos aparelhos e das ferramentas , extremamente organizado e bem treinado em meu último emprego , acompanhei e fiz manutenção em todo tipo de ressonância , tanto de campo aberto , quanto fechado , servindo em toda a América latina , ex: Argentina , Paraguai , Peru e todo o Brasil , indo ao Dry Port a cada 15 dias receber e ativar a criogenia até o site ficar pronto . Tenho completa disponibilidade de horário ou estado para trabalhar pois sou solteiro , sem vícios a não ser o de estudar , conhecimento dos manuais técnicos , posicionamento do magneto e como já citei a cima , montagem de todo sistema tanto criogênico , quanto físico , cabos , armários , mesas , computadores etc…
    Já viajei e fiquei mais de umes fora montando uma ressonância 3 Tesla em Manaus .
    Abastecimento de hélio líquido , e gasoso nas linhas e nos compressores , calibração , troca de adsorber , linhas , Burt Disc etc..
    Ciente da falta de técnicos neste mercado fechado , venho por meio desta , oferecer meus serviços a está remada empresa

  2. Olá, eu gosto de ler sua postagem de artigo sobre compressores. eu gosto de escrever
    um pequeno comentário para apoiá-lo. obrigado por compartilhar ótimas informações conosco
    manutenção de compressores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *