Qual a diferença entre manutenção corretiva e preventiva?
Quando se trata de segurança e manutenção de equipamentos médicos como um todo, a manutenção é um item indispensável. Para saber detalhes sobre esses tipos de manutenção e a diferença entre eles, acompanhe nosso post.
Manutenção Corretiva
A manutenção corretiva pode ser entendida como um serviço de manutenção realizada para identificar, isolar e corrigir uma falha, de modo que o equipamento, a máquina ou o ativo com falha possa ser restaurado para uma condição operacional dentro das tolerâncias ou limites estabelecidos para operações em serviço.
Manutenção Preventiva
A manutenção preventiva é um mix de estratégias de monitoramento e controle empregadas com o objetivo de impedir (ou amenizar) falhas quanto ao desempenho dos equipamentos médicos.
Diferença entre manutenção preventiva e corretiva
A Manutenção Preventiva sempre é planejada, sendo realizada de maneira periódica baseada em um cronograma e/ou índice de funcionamento. Além de gerar menos custos, esse tipo de manutenção faz com que os equipamentos operem com máximo desempenho.
Já a manutenção Corretiva, geralmente não é programada sendo na maioria das vezes necessário substituir peças e componentes danificados ou desgastados.
Qual o melhor tipo de manutenção?
Para planejar a melhor forma de realizar a manutenção nos equipamentos, é ideal fazer um diagnóstico preciso quanto à estrutura e necessidades de cada empresa. Assim, o único tipo de manutenção a ser evitado é a corretiva sem planejamento, ou seja, aquela que acontece sem o apoio da manutenção preventiva.
Normalmente, muitas empresas optam pela manutenção preventiva, sendo também possível realizar estratégias para usar esses dois tipos de manutenção de forma conjunta, oferecendo os seguintes benefícios.
- Melhor desempenho de máquinas e equipamentos;
- Maior confiança nos procedimentos, evitando interrupções decorrentes de problemas técnicos;
- Planejamento dos custos de manutenção, já que é possível programá-los de forma antecipada, evitando problemas com o fluxo de caixa;
- Aumento da vida útil dos equipamentos, evitando os custos com depreciação;
- Aumento da produtividade e eficácia nos procedimentos;
Esse diagnóstico com relação ao melhor tipo de manutenção deve ser realizado com o Gestor responsável e empresa especializada nesses serviços, oferecendo as melhores alternativas para o seguimento hospitalar.
Para solicitar serviços de Manutenção Corretiva para seu hospital, conte com a RKP Engenharia Clínica.
Gostou das nossas dicas para prolongar a vida útil dos equipamentos? A RKP Engenharia Clínica possui serviços completos de manutenção em equipamentos médicos, com equipes especializadas em diversas funções, saiba mais acessando nosso site www.rkpengenharia.com.br
Achou interessante o tema:Qual a diferença entre manutenção corretiva e preventiva?Então comente e compartilhe esse post.
RKP Engenharia, são mais de 23 anos no mercado, sempre inovando e agregando valor aos nossos parceiros, com vasta experiencia na área de calibração e manutenção de equipamentos hospitalares além de oferecer serviços de Engenharia Clínica.
[mc4wp_form id=”4823″]