O que significa Plano de Contingência ?
O Plano de Contingência de equipamentos médicos é um planejamento alternativo para uma ação durante alguns acontecimentos que podem afetar as atividades em uma organização, com o intuito de providenciar procedimentos com responsabilidades, para auxiliar os colaboradores caso haja algum evento inesperado.
O Plano de Contingência descreve de modo objetivo a forma que deverá ser desencadeada de acordo com as adversidades com perdas ou danos de bens.
Se trata de um documento elaborado com o intuito de treinar, capacitar, orientar e padronizar as ações necessárias para as soluções de controle às ocorrências inesperadas como: Um aparelho crítico que deixou de funcionar ou até mesmo uma sobrecarga de pacientes que o hospital não comporta (epidemias, catástrofes). Para evitar que isso aconteça listamos alguns passos para a Elaboração do Plano de Contingência.
1 – Como Elaborar um plano de contingência
O plano de contingência pode ser dividido em partes, desde que sigam as seguintes regras:
Identificação de riscos: Essa fase visa analisar a probabilidade de ocorrência de cada risco, assim como o seu impacto negativo.
Junção de recursos: Essa parte tem o intuito de verificar os recursos humanos, logísticos e técnicos para desenvolver o planejamento.
Gerenciamento das estratégias: Estratégia elaborada para estabelecer quais ações serão tomadas de acordo com cada acontecimento, iniciando pelos riscos com maior probabilidade de acontecimentos.
Divulgue amplamente: Divulgação e treinamentos coletivos e individuais, o treinamento com foco em postura, agilidade, normas, segurança etc. A organização precisa saber lidar com cada situação.
Simulação periódicas: Os exercícios devem ser constantes e que se aproxime o máximo da realidade.
Análise de Desempenho: para cada ação executada é importante analisar se os objetivos foram alcançados, caso não sejam alcançados é necessário detectar as falhas.
2- Estratégia de ação
Na formulação de plano de contingência, é importante garantir a qualidade e o sucesso do planejamento.
- Determinar estrutura de coordenação bem definida para adaptar a tais situações;
- Determinar as prioridades e objetivos;
- Analisar a agilidade para aumentar e enxugar a estrutura contingencial de acordo com a situação;
- Tornar coletivo toda nomenclatura entre os colaboradores;
- Padronizar a comunicação interna e externa;
- Analisar a disponibilidade de recursos;
- Adaptar um bom relacionamento entre os membros da organização.
3- Estruturar o Plano de Contingência
A Estruturação do plano deve ser dividido em 2 partes.
Na parte geral, deve constar todas as informações, dados e princípios gerais para serem utilizados em praticamente todos os casos.
Na parte específica constam todas as informações para cada setor que é responsável por realizar os atendimentos de acordo com a sua especialidade.
Os planos deverão ser breves, constando somente informações necessárias. E também seguir uma ordem cronológica para facilitar a tomada de decisão.
Achou interessante o tema: Como funciona o Plano de Contingência? Então comente e compartilhe esse post.
RKP Engenharia, são mais de 23 anos no mercado, sempre inovando e agregando valor aos nossos parceiros, com vasta experiencia na área de calibração e manutenção de equipamentos hospitalares além de oferecer serviços de Engenharia Clínica.
[mc4wp_form id=”4823″]