Papel da Engenharia Clínica e da Tecnologia em Instalações de Saúde

Papel da Engenharia Clínica e da Tecnologia em Instalações de Saúde

A Engenharia Clínica é muito mais que um simples serviço, ela que garante que as verificações de segurança e reparos de equipamentos sejam realizadas.

A Engenharia Clínica evoluiu para abranger todos os aspectos do gerenciamento de tecnologia, incluindo responsabilidade ou participação em muitas atividades. Os Engenheiros Clínicos são profissionais que promovem o atendimento ao paciente, aplicando habilidades de engenharia e gerenciamento à tecnologia de assistência médica.

Os dispositivos médicos

Papel da Engenharia Clínica em Instalações de Saúde.
Papel da Engenharia Clínica em Instalações de Saúde.

Os dispositivos são usados para fins médicos em pacientes, em diagnóstico, terapia ou cirurgia. Os dispositivos médicos atuam por outros meios, como físico, mecânico, fisioquímico ou químico. Os exemplos incluem termômetros eletrônicos, medidores de açúcar no sangue, corações artificiais totais, monitor de pacientes e máquinas de raios X etc.

A convergência de equipamentos médicos, sistemas médicos e Tecnologia da Informação está mudando a prática da Engenharia Clínica. O cenário clínico está mudando de equipamentos médicos autônomos para um global subjugado por sistemas e aplicações clínicas, muito ligados à Tecnologia da Informação por conexões de rede, engenheiros clínicos e profissionais de Tecnologia da Informação estão cada vez mais interconectados em muitos níveis.

Engenheiros clínicos estão sendo treinados constantemente para ampliar seu escopo como comunicadores, solucionadores de problemas e especialistas na integração de sistemas de alta tecnologia. Com frequência cada vez maior, eles confiam e interagem com suas contrapartes da Tecnologia da Informação para preparar o caminho para as novas tecnologias. Engenharia Clínica e Tecnologia da Informação colaboram em áreas como planejamento, padrões, segurança, para melhorar o atendimento ao paciente. Com os dispositivos médicos se tornando mais baseados em software e conectados a redes, as responsabilidades aumentam. Profissionais de engenharia clínica colaboram com profissionais de tecnologia da informação para obter uma melhor qualidade técnica para o serviço de saúde. Ajudar hospitais, clínicas e clínicos a reduzir custos, melhorar o acesso a serviços, otimizar o fluxo de trabalho.

Pesquisas atuais indicam que o campo da Engenharia Clínica continuará expandindo e crescendo em grande escala com inúmeras contribuições surpreendentes de inovações médicas para a saúde pública e individual. O futuro é mais avançado, fornecendo serviços de telemedicina e-saúde, novas tendências, novos sensores sofisticados e novas formas de atendimento.

A capacidade da engenharia clínica de contribuir para necessidades futuras em relação a esses desenvolvimentos.

 

 

Calibração de equipamentos Hospitalares no brasil

RKP Engenhariasão mais de 23 anos no mercado, sempre inovando e agregando valor aos nossos parceiros, com vasta experiencia na  área de calibração e manutenção de equipamentos hospitalares além de oferecer serviços de Engenharia Clínica.

[mc4wp_form id=”4823″]

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *