A Engenharia Clínica é essencial para o funcionamento de estabelecimentos de saúde, como grandes clínicas, hospitais e unidades de pronto atendimento.
Atualmente as instituições de saúde têm investido de forma crescente em equipamentos médico-hospitalares em função da aplicabilidade e da tecnologia, Descrever a importância da Engenharia Clínica nas instituições de saúde, enfatizando a experiência no Hospital, que a Engenharia Clinica contribui com a gestão dos hospitais na modernização dos setores, garantindo eficiência na assistência aos pacientes com uma economia dos recursos financeiros, relativamente considerável, e a sua implantação tem uma participação efetiva tanto nos projetos de engenharia (reformas e ampliação) como na gestão dos equipamentos, contribuindo com a qualidade nos serviços assistenciais.
Um engenheiro clínico irá participar dos principais processos de gestão de um hospital: gestão de tecnologia, de resíduos e de finanças. Assim, ele otimiza o uso de recursos, além de diminuir os riscos de infecção hospitalar.
A empresa de engenharia clínica é essencial para a gestão hospitalar, dentro de uma estrutura hospitalar, a presença de uma equipe de engenharia clínica é primordial e, por isso, está cada vez maior.
A empresa de engenharia clínica promoverá um planejamento de ações, estruturação e execução de políticas de gestão, melhorando os processos de gerenciamento de risco, qualidade da rotina para o hospital e trabalhando a equipe de funcionários e operadores para otimizar a produtividade.
Essas ações são de grande responsabilidade, pois afetam as questões financeiras, sendo capazes de tomar um hospital ou clínica menos custosa e mais eficiente, por meio de informações e dados para tomadas de decisões.
Por esta razão, ter parceria com a melhor empresa é o caminho adequado. Confira o que considerar nessa escolha!
Empresa de engenharia clínica: principais ações
O trabalho desempenhado por uma empresa de engenharia clínica ultrapassa os limites das ciências exatas, pois influencia positivamente diversas áreas, mesmo que pareça imperceptível para os usuários.
O potencial das tecnologias e as inovações apresentadas pela empresa afetam os processos e tratamentos de saúde, garantindo melhorias na parte institucional, assim como maior segurança, eficiência e resultados positivos na economia.
Em conjunto com departamentos e setores diversos, apresenta estratégias relevantes para o monitoramento e gestão geral, garantindo uma maior previsibilidade dos problemas e facilita a administração tecnológica. A eficiência dos procedimentos proporciona aos clientes uma melhora nos cuidados, atendimento e nos resultados entregues.
Ao procurar uma empresa de engenharia clínica, os hospitais devem buscar por aquelas que apresentam as melhores soluções.
Dentre os principais fatores que provam a importância da Engenharia Clínica estão:
- 1. Gestão dos equipamentos hospitalares, e foco em redução de riscos;
- 2.Obrigatoriedade da presença do departamento de Engenharia Clínica em hospitais;
- 3. Economia em contratos;
1. Gestão dos equipamentos hospitalares, e foco em redução de riscos;
O processo de Gestão dos equipamentos hospitalares pode ser desafiador e, muitas vezes, delicado. Devido ao fato de que um erro pode afetar na saúde de um paciente, é preciso entender as características específicas do serviço para atuar com eficiência. Isso envolve manter os equipamentos funcionando constantemente.
Desenvolver uma política de manutenção permite que o gestor tenha mais controle sobre o que está sendo realizado. Os cronogramas ajudam a garantir que todos os equipamentos passem por manutenção preventiva dentro de um prazo adequado, eliminando ou reduzindo significativamente o número de falhas e imprevistos.
Além disso, o Hospital passa a ter mais critérios para decidir quando é a hora de retirar um equipamento seja para manutenção ou mesmo para substituição. Afinal, estar atento à vida útil dos equipamentos é essencial para não sofrer com paradas inesperadas.
2. Obrigatoriedade da presença do departamento de Engenharia Clínica em hospitais;
O Engenheiro Clínico é um profissional de importância única, pois este é fundamental para o bom funcionamento de uma instituição de saúde, especialmente quando o assunto é gestão de equipamento e infraestrutura.
Os profissionais desta área são a linha de frente para que o hospital se torne inovador e ágil sem perder a infraestrutura já adquirida. Quando se fala em hospital conectado então, o engenheiro clínico se torna uma peça-chave nessa transformação
A presença do Engenheiro Clínico é tão importante que a resolução determina que esses profissionais devem estar presentes, inclusive, na fase inicial do projeto do hospital, quando ele ainda não começou a ser construído.
Nesse início, o engenheiro clínico irá dizer os pré-requisitos para a instalação dos mais diversos equipamentos e irá determinar a área ideal para cada setor do ponto de vista da segurança em saúde. Ele trará o olhar da saúde para as instalações físicas.
3. Economia em contratos
Um estudo científico divulgado na Revista Brasileira de Engenharia Biomédica mostrou que a presença da dessa equipe diminuiu significativamente os custos contratuais do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU):
A presença da engenharia clínica é essencial para praticamente todas as atividades de seu hospital, trata-se, afinal, de uma área completamente voltada para as necessidades da área da saúde, trabalhando com processos, indicadores e métricas voltados para a gestão hospitalar.
É necessário o preparo adequado para acompanhamento do ciclo de vida dos equipamentos, proporcionando o suporte desde a aquisição, e não somente para manutenção.
Portanto, a Engenharia Clínica traz grandes contribuições para as unidades de saúde na gestão de equipamentos médico-hospitalares, fato observado no trabalho desenvolvido pelos profissionais do Hospital.