TELEFONE:

(11) 5068-2602

E-MAIL:

contato@rkpengenharia.com.br

O impacto da Engenharia Clínica na Segurança do paciente

O impacto da Engenharia Clínica na Segurança do paciente

A segurança do paciente é um quesito primordial e que deve ser sempre melhorada nos ambientes hospitalares. Ela está relacionada a gestão dos fatores que podem trazer danos aos pacientes em períodos de internação ou até mesmo após a alta.

A análise das disposições ambientais, o uso admissível dos medicamentos, o uso correto das tecnologias em saúde e os procedimentos clínicos e cirúrgicos apropriados são funcionalidades que necessitam de grande atenção.

Nesse cenário, se enquadra todas os serviços da engenharia clínica que auxiliam na diminuição dos riscos clínicos aos pacientes.

Saiba como essa prática auxilia na segurança do paciente!

Confira no artigo de hoje!

Obtenção das tecnologias em saúde

Os engenheiros clínicos são encarregados pela compra e análise dos equipamentos tecnológicos dentro de uma instituição de saúde. Dessao impacto da Engenharia Clínica na Segurança do paciente 2 forma eles conseguem realizar um diagnóstico do equipamento compatível com as necessidades do hospital.

Quanto à aquisição, esses profissionais analisam as tecnologias com a melhor vantagem para o paciente, ou seja, eles realizam pesquisas de mercado e averiguam qual equipamento respeitará as demandas do hospital e trará mais benefícios financeiramente.

Inserção da Tecnovigilância

A tecnovigilância é o ramo da vigilância sanitária que se ocupa da segurança dos dispositivos médicos e outros produtos para saúde.

Dessa maneira, os engenheiros são responsáveis em qualificar a tecnologia quanto ao provável dano ocasionado no paciente.

Eles analisam, por exemplo, quais falhas um tomógrafo ou uma bomba de infusão podem provocar em um paciente e quais metodologias precisam ser tomadas para evitar problemas maiores.

Calibração dos equipamentos

A engenharia clínica é um serviço que valoriza a correta calibração dos equipamentos usados no hospital. Isso significa que os engenheiros clínicos deixam esses produtos tecnológicos completamente prontos para utilização.

A calibração é indispensável, através dela é possível constatar que as modificações dos exames se devem às particularidades clínicas dos pacientes e não da vulnerabilidade ou especificidade adulterada das máquinas.

Manutenção das máquinas

A manutenção preventiva dos equipamentos médicos é outra responsabilidade importante dos engenheiros clínicos. Por intermédio dessa prática, eles levantam informações sobre a vida útil das peças das máquinas para apontar o nível de desgaste.

Readequação da área física

A engenharia clínica é uma área incumbida por elaborar a planta física do hospital de acordo com as exigências sanitárias e adequada à rotina da instituição. Caso seja necessário realizar mudanças estruturais, é indispensável a assistência do engenheiro clínico nessa missão.

O impacto da Engenharia Clínica na Segurança do paciente, deve ser avaliada constantemente pelos gestores hospitalares. A engenharia clínica é um serviço que compreende atividades de instalação de equipamentos, manutenção das tecnologias e oferta de condições praticáveis de funcionamento de todas as máquinas. Sua relevância no hospital vai além do cumprimento das exigências sanitárias, pois todas as funções direcionam para o ótimo funcionamento do estabelecimento de saúde.

 

 

Acreditação Hospitalar em São Paulo

Achou interessante o tema:  O impacto da Engenharia Clínica na Segurança do paciente? Então comente e compartilhe esse post.

Calibração de equipamentos Hospitalares no brasil

RKP Engenhariasão mais de 23 anos no mercado, sempre inovando e agregando valor aos nossos parceiros, com vasta experiência na  área de calibração e manutenção de equipamentos hospitalares além de oferecer serviços de Engenharia Clínica.

[mc4wp_form id=”4823″]

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *