Novembro Azul: mês mundial de combate ao Câncer de Próstata

Novembro Azul -Todos juntos na luta contra o Câncer de Próstata

Em outubro, é realizada uma campanha mundial com foco na prevenção do câncer de mama, muitos se empenham em incentivar mulheres a cuidar da própria saúde. Já no mês de novembro a campanha é de incentivo aos homens, pois é o mês mundial de combate ao câncer de próstata. Então vamos incentivá-los a cuidar da saúde, no artigo de hoje tiraremos algumas dúvidas e veremos como prevenir essa doença.

O câncer de próstata, é o mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

No Brasil, a cada 38 minutos ocorre a morte de um homem, devido ao câncer de próstata, de acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Vamos nos aprofundar mais nesse assunto!

O que é a próstata?

gettyimages 964579730 612x612 1
Novembro Azul

É uma glândula localizada próxima ao reto do corpo masculino, pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Câncer de próstata

A incompreensão sobre esta glândula, principalmente por parte dos homens, preocupa especialistas.

“Os homens são muito incompreensivos a respeito da próstata e isso é algo muito preocupante porque, atualmente, é o câncer que mais afeta os homens”

Previna-se

Na fase inicial, o câncer de próstata não exibe sintomas e quando alguns vestígios começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, inibindo a cura.

Veja os principais sintomas do câncer de próstata na fase avançada.

  • Dor óssea;
  • Dores ao urinar;
  • Vontade de urinar com frequência;
  • Aparecimento de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

  • Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
  • Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
  • obesidade.

Prevenção e tratamento:

Para garantir a cura do câncer de próstata é somente com o diagnóstico precoce. Até na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com maiores fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem procurar um urologista para providenciar o exame de toque retal, que possibilita ao médico analisar alterações da glândula, como solidez e presença de nódulos suspeitos, e referente ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Em Média 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Caso haja alterações, outros exames poderão ser solicitados, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A Recomendação da melhor forma de tratamento vai depender de várias questões, como estado de saúde atual, avanço da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da precaução ativa, na qual eventualmente é realizado um monitoramento da evolução da doença intervindo se o status da mesma progredir.

Em casos de sintomas ou dúvidas sobre esse assunto, procure orientação médica.

Acreditação Hospitalar em São Paulo

Achou interessante o tema:  Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata? Então comente e compartilhe esse post.

Calibração de equipamentos Hospitalares no brasil

RKP Engenhariasão mais de 23 anos no mercado, sempre inovando e agregando valor aos nossos parceiros, com vasta experiencia na  área de calibração e manutenção de equipamentos hospitalares além de oferecer serviços de Engenharia Clínica.

[mc4wp_form id=”4823″]

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *