Veja como funciona a Metrologia em Equipamentos Médicos
As análises de metrologia em equipamentos médicos auxiliam na avaliação das funcionalidades dessas tecnologias. O intuito é assegurar os padrões de medição conforme as recomendações. Entretanto, é fundamental avaliar a frequência dessa técnica e a característica de cada equipamento.
Essa tarefa é monitorada pelo engenheiro clínico, que é o profissional responsável por dimensionar os equipamentos disponíveis na instituição de saúde, analisar quais ensaios metrológicos são sugeridos e os processos para sua realização. Além disso, é indispensável escolher a hora mais conveniente levando em consideração o ciclo de vida do equipamento e os custos atingidos com essa prática.
Saiba o que pode influenciar os ensaios de metrologia, continue acompanhando o nosso post
1- Circunstâncias elétricas do hospital
Para iniciar os ensaios de metrologia em equipamentos médicos com a precisão técnica e a exatidão clínica exigida, a energia elétrica deve ser contínua e frequente. Os picos de luz ou a falta de geradores de energia podem atrapalhar completamente os ensaios de precisão.
Por se tratar de medições aferidas cuidadosamente, mudanças da energia podem oscilar os equipamentos e torná-los impróprios para utilização temporariamente.
Para precaver essa situação é importante não elaborar ensaios metrológicos em dias chuvosos, ou quando houver sobrecarga elétrica de equipamentos em estado de funcionamento
2-Qualificação técnica do engenheiro clínico
O Engenheiro Clínico é o profissional responsável para realização dos ensaios de metrologia, na RKP Engenharia existem profissionais responsáveis e extremamente qualificados para essa operação.
Os fundamentos da metrologia envolvem o tempo de confiança das medidas dos aparelhos e análise da performance da tecnologia.
3- Particularidades dos equipamentos médicos
Em alguns equipamentos o tempo de calibração pode ser maior, para outros a diferença é de poucos milímetros. Dessa forma, as particularidades de cada aparelho precisam ser consideradas no momento dos ensaios.
Para evitar falhas no processo é recomendável que seja iniciado os ensaios metrológicos em ordem progressiva de intervalo de confiança. Durante os primeiros instantes, a atenção e concentração do profissional estão mais apuradas, o que diminui os erros de averiguação.
A metrologia é o estudo das medições e suas aplicações. Em ambientes hospitalares, especialmente, os ensaios metrológicos são significativos para permitir condições de funcionamento propícias aos equipamentos médicos. Com a garantia de uma imagem mais precisa e detalhada que, simultaneamente ao parecer médico, são responsáveis pelo diagnóstico do paciente.
Achou interessante o tema Engenharia Clínica e a Metrologia em Equipamentos Médicos? Então comente e compartilhe esse post.
RKP Engenharia, são mais de 23 anos no mercado, sempre inovando e agregando valor aos nossos parceiros, com vasta experiencia na área de calibração e manutenção de equipamentos hospitalares além de oferecer serviços de Engenharia Clínica.
[mc4wp_form id=”4823″]