Marcapasso é um pequeno dispositivo colocado sob a pele do peito para ajudar a controlar os batimentos cardíacos. Isto é alcançado por meio de um estímulo elétrico disparado pelo dispositivo quando o número de batimentos dentro de um determinado intervalo de tempo encontra-se alterado (arritmia), resultante de algum problema na condução do estímulo cardíaco, antes de alcançar os ventrículos. As arritmias cardíacas podem levar a sintomas como fadiga, falta de fôlego ou desmaio, e quando muito severas, pode danificar órgãos vitais, podendo causar inconsciência e até morte. O implante de um marcapasso em seu tórax requer um procedimento cirúrgico.
Tipos de marcapassos
Dependendo da sua condição, você pode ter um dos seguintes tipos de marcapassos.
Marcapasso de câmara única.
Esse tipo geralmente carrega impulsos elétricos para o ventrículo direito do coração.
Marcapasso de câmara dupla
Esse tipo carrega impulsos elétricos para o ventrículo direito e o átrio direito do coração para ajudar a controlar o tempo das contrações entre as duas câmaras.
Marcapasso biventricular. A estimulação biventricular, também chamada de terapia de ressincronização cardíaca, é para pessoas com insuficiência cardíaca com sistemas elétricos anormais. Este tipo de marca-passo estimula as câmaras inferiores do coração (os ventrículos direito e esquerdo) para fazer o coração bater com mais eficiência.
Os marcapassos são implantados para ajudar a controlar os batimentos cardíacos. Eles podem ser implantados temporariamente para tratar um batimento cardíaco lento após um ataque cardíaco, cirurgia ou overdose de medicamentos. Ou podem ser implantados permanentemente para corrigir um batimento cardíaco lento ou irregular ou, em algumas pessoas, para ajudar a tratar a insuficiência cardíaca.
Como o coração bate?
O coração é uma bomba muscular do tamanho de um punho com quatro câmaras, duas no lado esquerdo e duas no lado direito. As câmaras superiores (átrios direito e esquerdo) e as inferiores (ventrículos direito e esquerdo) trabalham com o sistema elétrico do seu coração para mantê-lo batendo em uma taxa apropriada – geralmente 60 a 100 batimentos por minuto para adultos em repouso.
O sistema elétrico do seu coração controla o batimento cardíaco, começando em um grupo de células na parte superior do coração (nódulo sinusal) e se espalhando para a parte inferior, fazendo com que ele se contraia e bombeie o sangue. O envelhecimento, os danos ao músculo cardíaco causados por um ataque cardíaco, alguns medicamentos e certos defeitos genéticos podem causar um ritmo cardíaco anormal.
O que um marcapasso faz?
Um marcapasso eletrônico implantado imita a ação do seu sistema elétrico natural. Um marcapasso compreende duas partes:
Gerador de pulso. Este pequeno recipiente de metal abriga uma bateria e o circuito elétrico que regula a taxa de pulsos elétricos enviados ao seu coração.
Leads (eletrodos). Um a três fios flexíveis e isolados são colocados em uma câmara, ou câmaras, de seu coração e fornecem os pulsos elétricos para ajustar sua frequência cardíaca.
Os marcapassos funcionam apenas quando necessário. Se o seu batimento cardíaco estiver muito lento (bradicardia), o marca-passo envia sinais elétricos ao seu coração para corrigir o batimento.
Além disso, os marcapassos mais novos têm sensores que detectam o movimento do corpo ou a frequência respiratória, que sinalizam aos marcapassos para aumentar a frequência cardíaca durante o exercício, conforme necessário.
Dois marcapassos menores, sem chumbo, que podem ser implantados diretamente no coração, Como um chumbo não é necessário, este dispositivo pode minimizar certos riscos e acelerar a recuperação,embora esse tipo de marcapasso pareça funcionar bem e com segurança, é necessário um estudo de longo prazo.