Manutenção Preventiva de Berço Aquecido

Manutenção de Berço Aquecido

A evolução tecnológica introduziu nos Estabelecimentos de Saúde uma grande quantidade e variedade de equipamentos médicos.

Entretanto, para mantê-los com alta disponibilidade de uso são necessários procedimentos adequados de manutenção. Assim, a necessidade de adaptar-se às imposições do mercado levou à evolução da manutenção ao longo do tempo. As manutenções preventivas dos equipamentos médicos visam reduzir o tempo e os custos, com novos aparelhos, e, em contrapartida, garantir a efetividade dos procedimentos e o bem-estar do paciente.

Nesse contexto, enfatizamos a importância da manutenção preventiva em Berços Aquecidos

O berço aquecido trata-se de um equipamento amplamente utilizado em UTI Neonatais e seu bom funcionamento é essencial, principalmente, para aumentar chances de sobrevida de bebês prematuros. Logo é de extrema importância garantir que o aquecimento e a segurança deste aparelho estejam dentro dos padrões estabelecidos em normas.

Os berços são constituídos por um elemento de aquecimento que gera energia radiante, um termistor aplicado em uma área do corpo do recém-nascido que esteja exposta ao calor e um controlador de temperatura proporcional que realiza a tomada de decisão por desligar ou ligar o aquecedor. Assim, uma extremidade do termistor é associada a um dos braços de uma ponte resistiva, com o resistor de referência conectado à outra extremidade da ponte. A saída da ponte é amplificada, e a tensão resultante é proporcional à diferença de temperatura entre o termistor e o resistor de ajuste. A fonte de energia de radiação em condições inadequadas de funcionamento pode emitir, por exemplo, energia de faixas próximas ao infravermelho podendo acarretar lesões nas retinas e nas córneas dos bebês. Desta forma, é indispensável elaborar um procedimento operacional padrão para a manutenção preventiva de berço aquecido que integra o patrimônio tecnológico de um Estabelecimento de Saúde.

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é necessária para ampliar a vida útil do equipamento com a consequente redução de custos e aumento da sua segurança e desempenho.

Realizando a Manutenção preventiva constantemente e testando os equipamentos antes de devolvê-los ao uso, reduz as chances eventos adversos com aparelhos. Além disso, atribui maior segurança ao equipamento e ao funcionário.

O método de checagem realizado passo a passo pela equipe técnica, reduz ainda a possibilidade de que alguma etapa ou teste sejam ignorados comprometendo o desempenho eficaz do equipamento.

Acreditação Hospitalar em São Paulo

Achou interessante o tema: Manutenção Preventiva de Berço Aquecido? Então comente e compartilhe esse post.

logo HORIZ PNG

RKP Engenhariasão mais de 23 anos no mercado, sempre inovando e agregando valor aos nossos parceiros, com vasta experiencia na  área de calibração e manutenção de equipamentos hospitalares além de oferecer serviços de Engenharia Clínica.

[mc4wp_form id=”4823″]

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *