Como funciona a manutenção em equipamentos hospitalares

Assim como qualquer outro tipo de equipamentos, os biomédicos necessitam de constantes revisões. Elas são principalmente de cunho preventivo, mas quando há necessidade podem ser corretivas também. É a chamada manutenção em equipamentos hospitalares.

A manutenção em equipamentos hospitalares existe por alguns motivos básicos, os quais garantem, basicamente, a melhor eficácia dos maquinários. Explicaremos melhor sobre isto e sobre a atuação da RKP Engenharia Clínica ao longo do post.

O que é a manutenção em equipamentos hospitalares

Imagine que você seja o dono de um carro. Periodicamente, o indicado é levá-lo para revisões, afim de evitar danos maiores, não é mesmo? Assim você evita de ficar na mão no meio da estrada.

Ou então, pensemos em sistemas de esgoto, algo completamente distinto. As revisões periódicas também garantem que não haja entupimento severo, garantindo o bom estado.

O mesmo funciona com a manutenção em equipamentos hospitalares. O objetivo básico é garantir que a clínica ou hospital não fique na mão com o aparelho quebrado ou descalibrado.

Independentemente das condições de uso do equipamento, esta manutenção em equipamentos hospitalares é sempre indicada. Pense no caso do carro ou do sistema de esgoto: não importa o quanto você cuide, sempre pode acontecer algum problema.

E quando estamos lidando com a saúde, isso é ainda mais grave, podendo trazer danos relacionados. Por isso, prevenir é sempre o melhor remédio. Mesmo que os equipamentos ainda não tenham quebrado, as manutenções são indicadas para identificar possíveis danos.

Benefícios da manutenção em equipamentos hospitalares

A manutenção em equipamentos hospitalares, como os serviços prestados da RKP Engenharia Clínica, são importantes por alguns motivos. Isto é bom tanto para o paciente quanto para a clínica ou hospital.

Em primeiro lugar, pensando pelo lado da instituição, é sempre melhor prevenir. Quando um dano ainda é identificado no início, é muito mais fácil e mais barato consertar a máquina. Quanto mais a avaria aumenta, pior é. Adicionalmente, um equipamento descalibrado também pode não gerar resultados precisos, o que diminui a reputação do local.

Para o paciente, a manutenção em equipamentos hospitalares garante que eles estejam sempre funcionando bem. Assim, não deixará de fazer os exames necessários e terá a certeza de ter os resultados precisos.

Caso a sua empresa não faça ainda este serviço ou tenha alguma dúvida, consulte a RKP Engenharia. Uma manutenção em equipamentos hospitalares planejada é sempre o melhor negócio para todos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *