Manutenção em Duodenoscópios
Hoje em dia, todos os processos radiológicos contam com o auxílio da tecnologia. Um dos progressos mais recentes foi o avanço nos equipamentos de endoscopia.
Um deles é o Duodenoscópio, aparelho destinado à visualização do interior do duodeno, normalmente é utilizado para verificar as papilas duodenais. Após observação da papila procede-se à introdução de uma cânula no ducto biliar comum ou no canal pancreático principal (de acordo com as indicações), obtendo-se um colangiograma ou um pancreatograma, respectivamente, que consiste na injecção de produto de contraste radiopaco no canal em causa para permitir a sua visualização por fluoroscopia. Esse procedimento é menos invasivo e tem melhor definição de imagem e dura em média 30 a 90 minutos.
Porque realizar a Manutenção em Duodenoscópio
Realizar os procedimentos corretos em qualquer equipamento médico, aumenta a sua vida útil e previne possíveis riscos, a manutenção em duodenoscópio é realizada com a finalidade de manter a alta qualidade das imagens e garantir um excelente diagnóstico em um exame. Durante a manutenção em duodenoscópio é ideal que cada parte do equipamento seja averiguada. Desde à micro câmera até o monitor.
A situação das peças do equipamento deve ser constantemente analisada. Hospitais e clínicas que realizam exames através de vídeo, devem manter a manutenção em duodenoscópio sempre atualizada, e assim prevenir complicações durante o exame. Essa manutenção também permite que o equipamento fique fora de uso por um período curto.
Composição do Duodenoscópio
Entre as peças que constitui o aparelho para duodeno e que precisam passar por procedimentos de manutenção em duodenoscópio estão:
- Vídeo duodenoscópio;
- Monitor, a processadora de imagem;
- Fonte de luz.
Normalmente a fonte de luz, pode precisar da troca da lâmpada utilizada. A processadora de imagem pode, durante a manutenção em duodenoscópio, precisar ser calibrada.
Outra peça que também pode precisar de calibragem durante a manutenção em duodenoscópio, é o monitor. A câmera de vídeo geralmente deve ser substituída ou ter alguma peça calibrada.
Vale ressaltar que a manutenção em duodenoscópio também compreende a limpeza e esterilização das máquinas para não ter riscos de contaminação do equipamento e consequentemente, do paciente.
RKP Engenharia Clínica – Excelência em manutenção de equipamentos hospitalares
Há mais de 20 anos no mercado de assistência técnica, a RKP Engenharia Clínica é capacitada em manutenção de equipamentos hospitalares. A empresa está localizada em São Paulo e presta serviços em todo o Brasil.
Os Profissionais que trabalham com a RKP Engenharia são especializados para atender as necessidades de manutenção dos equipamentos em clínicas e hospitais. Todos os nossos serviços são prestados para garantir à satisfação dos clientes, para isso a empresa trabalha com transparência e ética.