É indispensável a presença de equipamentos médicos em um ambiente hospitalar, tanto para o trabalho dos médicos e enfermeiros, quanto, em especial, para a saúde dos pacientes. Eles possibilitam um monitoramento mais preciso, ajudando-os a descobrir a melhor forma de tratamento, desde a sala de emergência até a mesa de cirurgia.
No artigo de hoje você verá 5 Dicas eficazes para a Manutenção de equipamento hospitalar
Pesquise muito antes de adquirir equipamentos hospitalares, e sempre tenha auxílio de um profissional.
Ao comprar um equipamento hospitalar, a primeira recomendação é que se atente quanto as indicações clínicas solicitadas ao serviço de saúde em questão.
O equipamento deve estar em condições apropriadas para uso, atendendo às regras da Anvisa quanto a funcionalidade, instalação e manutenção.
Por tanto, antes de adquirir o equipamento é importante ter uma profissional de engenharia clínica para realizar as análises necessárias dos equipamentos, sempre analisando a melhor opção, ou seja, a que oferece maior segurança e qualidade.
Registre as atividades realizadas no equipamento
É ideal que todas as correções realizadas no equipamento – instalação, manutenção, calibração, etc. – estejam registradas, armazenadas, datadas e assinadas pelo profissional. O registro possibilita o controle sobre o que foi feito antes ou depois de devido serviço.
Faça calibração do equipamento
Ideal garantir o desempenho do equipamento, a calibragem, em algumas circunstâncias, é feita no momento do uso para verificar as características clínicas do paciente. Este cuidado garantirá, além de segurança, confiança e melhora do aparelho.
Limpezas, desinfecção e esterilização dos equipamentos
A limpeza do equipamento é feita apenas para remover sujeiras acumuladas. Analise as informações específicas do fabricante quanto a limpeza, mas o ideal é limpar as áreas externas com pano úmido, água e sabão neutro.
A desinfecção, pode ser realizada sempre que o aparelho entrar em contato direto com o corpo do paciente. Isso diminui a quantidade de micro-organismos para a próxima utilização.
Para diminuir o risco de infecção, a esterilização é feita quando há contato do equipamento com sangue ou fluidos biológicos do paciente. Nesse caso, o uso de produtos específicos torna-se necessário.
Faça a manutenção preventiva e corretiva
A manutenção feita nos equipamentos, é a resposta de qual será sua vida útil. A manutenção preventiva é importante para predizer problemas, solucionando-os antes mesmo de tornarem-se mais sério para a vida útil da máquina.
Há um guia implementado e que deve ser seguido pelo serviço de engenharia do hospital, associando as peças dos equipamentos para avaliação de produtividade, segurança e desempenho.
Quanto à manutenção corretiva é realizada quando o equipamento já teve falhas. Assim, são feitas ações de correção sobre o problema. É importante ressaltar que os cuidados com os equipamentos hospitalares devem ser feitos desde processo da aquisição e continuam até o fim da vida útil do aparelho.
A RKP Engenharia é referência na Manutenção de equipamento hospitalar modernos e tecnológicos aos hospitais e clínicas médicas, além de disponibilizar os melhores profissionais para atender todos os nossos clientes.
Achou interessante o tema: 5 Dicas eficazes para a Manutenção de equipamento hospitalar?Então comente e compartilhe esse post.
RKP Engenharia, são mais de 23 anos no mercado, sempre inovando e agregando valor aos nossos parceiros, com vasta experiencia na área de calibração e manutenção de equipamentos hospitalares além de oferecer serviços de Engenharia Clínica.
[mc4wp_form id=”4823″]