Conheça os indicadores hospitalares da engenharia clínica
O Serviço da Engenharia Clínica é muito importante para um ambiente hospitalar, e tem como finalidade garantir o funcionamento adequado de todos os equipamentos, analisando a vida útil dessas tecnologias, calculando os custos com manutenções, além de fornecer suporte aos outros profissionais para o manuseio correto.
Nesse quesito, os indicadores hospitalares são eficazes, pois são informações coletadas em diferentes serviços da instituição de saúde e servem para direcionar na tomada de decisões. Geralmente, são apoiados em instrumentos objetivos que conseguem identificar os erros ou serviços com baixa produtividade, fatores que atuam diretamente nos custos de saúde.
Diante isso, os indicadores hospitalares da engenharia clínica devem ser qualificados e analisados para entregar um excelente diagnóstico referente as condições de utilização do parque tecnológico da instituição de saúde, apresentando metas de redução de gastos de operação para garantir o desenvolvimento financeiro da empresa.
Conheça 4 indicadores hospitalares da engenharia clínica.
1. Número de solicitações de reparos de equipamentos
Avalia condições de uso de outros indicadores, dessa forma, devem ser analisados os modelos de reparos, serviços com alto número de solicitações e a dificuldade dos equipamentos.
Portanto, esse indicador será viável na introdução de profissionais especializados para os serviços que exigem conhecimento específico, manutenção dos equipamentos e reparos periódicos. Assim, será possível planejar ações corretivas e preditivas para assegurar a produtividade e eficiência nas atividades clínicas.
2. Gasto com equipamento sem utilização
Esse indicador é referente ao custo do hospital com um equipamento parado. Ele pode ser analisado através da multiplicação da média diária de exames e do valor cobrado por eles, seja em hospital público ou privado.
Através dessas informações, o gestor do hospital poderá implantar o serviço, considerando que alguns equipamentos podem identificar diagnóstico com maior precisão e especificidade.
3. Valor de manutenção versus valor do equipamento
Esse indicador é usado para medir o percentual máximo de manutenção de um equipamento, analisando a possibilidade de um item moderno com maior precisão.
Portanto, é preciso considerar o custo para troca de peças, mão de obra especializada, quantidade de manutenções feitos anualmente e verificar o custo de aquisição de novos equipamentos.
4. Avaliação de reparos repetitivos
Esse indicador poderá disponibilizar o tempo correto de reparo a ser realizado nos equipamentos de acordo com o tempo médio previsto para falhas.
Através dessa análise, será desenvolvido um parecer para a gestão que poderá implantar um programa de recolocação de novas tecnologias ou a retirada delas.
Vale lembrar que a engenharia clínica fornece um serviço crucial nas instituições hospitalares, implantada de forma profissional. Portanto, é ideal lembrar que o papel do engenheiro clínico é distinguir, calcular e controlar os principais indicadores que garantirá a eficiência dos serviços.
Caso você ainda não tenha o serviço de engenharia clínica devidamente instalado, reveja suas prioridades e mude sua estratégia de gestão para assegurar resultados clínicos e econômicos eficientes.
Achou interessante o tema : Indicadores hospitalares da engenharia clínica?Então comente e compartilhe esse post.
RKP Engenharia, são mais de 23 anos no mercado, sempre inovando e agregando valor aos nossos parceiros, com vasta experiencia na área de calibração e manutenção de equipamentos hospitalares além de oferecer serviços de Engenharia Clínica.
[mc4wp_form id=”4823″]