O Impacto da Engenharia Clínica no lucro da empresa
Como a engenharia clinica atua diretamente nos custos e nas receitas dos Hospitais.
O Impacto da Engenharia Clínica no lucro da empresa está ligado diretamente a uma boa gestão, e também a estratégias desenvolvidas pelo Engenheiro Clínico dentro do hospital como: Gestão de tecnologia , gerenciamento de resíduos sólidos da instituição, segurança dos pacientes, certificações e aquisições de equipamentos.
Confira a seguir alguns fatores que provam o grande Impacto da Engenharia Clínica no lucro da empresa
1 – Avaliação completa dos equipamentos
A Engenharia Clínica pode ajudar de diversas maneiras na gestão Hospitalar como por exemplo: a Avaliação completa de tudo que envolve o equipamento antes da compra, geralmente é observado apenas a tecnologia do equipamento, o seu valor de compra, ou se vai agregar algum valor ao hospital.
Mas isso não é o suficiente na hora de comprar o equipamento, por isso a Engenharia Clínica vai muito além do básico, ela avalia antes da compra o valor de contrato de manutenção, muitas vezes o valor apresentado do equipamento sai mais em conta que o da concorrência, porém na hora de fazer o contrato de manutenção, esquecem de acordar isso já na compra, quando chega o valor do contrato de manutenção, pode verificar que a economia não valeu a pena.
2- Necessidades dos Equipamentos
Em relação a treinamentos e técnicas de utilização, a Engenharia Clínica tem um importante papel, pois com o constante surgimento de novas tecnologias o equipamento tem princípios de funcionamento complexos, tornando indispensável a presença de Engenheiros Clínicos especializados e capacitados a assessorar, do ponto de vista técnico, o corpo clínico no gerenciamento das novas tecnologias associadas aos serviços de saúde.
3- Desenvolvimento e Análise de Indicadores
Para uma boa Gestão estratégia e um o bom funcionamento da empresa é preciso medir efetivamente aquilo que importa para empresa. Como por exemplo: o Custo dos Equipamentos parados, através desse indicador, poderá ser medido qual a perda da receita do Hospital, e esse pode ser uns dos indicadores mais importantes do Rol de indicadores de custos da Engenharia Clínica, que pode ser mensurado por meio da multiplicação da média diária de exames e do custo cobrado por eles, seja no âmbito público ou privado.
Através dessa análise, o gestor hospitalar poderá optar pela implantação do serviço, tendo em vista que alguns equipamentos podem revelar diagnóstico com maior sensibilidade e especificidade.
Outro indicador Importante é o índice de Manutenção do equipamento, onde sua finalidade é saber o percentual máximo de manutenção de um equipamento, ou seja, ele vai tirar dúvidas se vale a pena continuar dando manutenção ao equipamento ou comprar um novo
Para tanto, devem ser considerados o custo para troca de peças, mão de obra especializada, número de reparos feitos anualmente e comparação com o custo de aquisição de novos equipamentos.
Esses foram alguns exemplos ligados aos custos, ainda existem inúmeros benefícios que são de difícil medição tais como segurança, imagem da instituição, segurança dos pacientes etc. Por isso é importante preocupar em fazer uma implantação de uma Engenharia Clínica competente, atuante e com foco em resultados alinhados à governança corporativa da empresa.
Portanto se você ainda não tem o serviço de Engenharia Clínica devidamente implantada, reveja suas prioridades e modifique sua estratégia de gestão para gerar resultados clínicos, econômicos e garantir o Impacto da Engenharia Clínica no lucro da empresa.
Achou interessante o tema O Impacto da Engenharia Clínica no lucro da empresa? Então comente e compartilhe esse post.
RKP Engenharia, são mais de 23 anos no mercado, sempre inovando e agregando valor aos nossos parceiros, com vasta experiencia na área de calibração e manutenção de equipamentos hospitalares além de oferecer serviços de Engenharia Clínica.
[mc4wp_form id=”4823″]