TELEFONE:

(11) 5068-2602

E-MAIL:

contato@rkpengenharia.com.br

Funções da RKP Engenharia Clínica nas Instituições de Saúde

Engenharia Clínica nas Instituições de Saúde

A RKP Engenharia Clínica é especializada em gerenciar todo o parque tecnológico e os processos de equipamentos de acordo com as normas estabelecidas pela Anvisa. O serviço de Engenharia Clínica oferecido pela RKP Engenharia visa acreditação hospitalar preconizadas pela Organização Nacional de Acreditação.

A experiência adquirida pela RKP Engenharia na área de Engenharia Clínica é de extrema importância para clínicas e hospitais, a empresa possui técnicos qualificados e equipe com Engenheiros e Gestores da qualidade capacitados para executar todas as etapas da acreditação no que se refere à manutenção de equipamentos médico-hospitalares.

As atividades desenvolvidas pela RKP Engenharia Clínica são:

Assessoria

Por meio do departamento de Engenharia Clínica da RKP, é possível colaborar positivamente na avaliação para aquisição de novos equipamentos, peças e acessórios, fazendo a análise de viabilidade de incorporações tecnológicas, custo pós manutenção / custo das manutenções preventivas/corretivas.

Gestão

Realizamos toda a gestão de todos os equipamentos médico-hospitalares, incluindo o gerenciamento da equipe técnica, controlando o ciclo de vida dos equipamentos através de registros, relatórios e levantamentos estatísticos, assim como levantamento de custos operacionais.

Manutenção Preventiva

Através de um conjunto de cuidados indispensáveis ao funcionamento correto e permanente dos aparelhos médico-hospitalares, a Manutenção Preventiva é realizada com inspeção periódica e substituição de componentes, com intuito conservar as condições de uso, em níveis desejáveis de segurança seguindo normas técnicas liberadas pela Anvisa e/ou recomendação dos fabricantes.

Manutenção Corretiva

A Manutenção Corretiva é destinada a corrigir todo e qualquer defeito nos equipamentos, com substituição de componentes, com foco em reparar, no menor tempo possível, possibilitando um excelente andamento das atividades da Instituição, bem como o conforto e bem-estar dos pacientes e funcionários.

Critérios usados.:

  1. Manutenção realizada ainda no setor após ordem de serviço;
  2. Manutenção realizada na sala técnica montada na instituição;

Treinamento

Através do o plano de educação continuada em equipe, há um auxílio na melhora acentuada no aproveitamento das máquinas tanto em exploração dos recursos tecnológicos adicionais dos equipamentos quanto em relação ao cuidado com a operação dos mesmos.

Processo de qualidade

A RKP Engenharia realiza também o gerenciamento de processos, documentação, administração dos cronogramas,  treinamentos, gerenciamentos dos processos de qualidades e acompanhamentos setoriais aos processos internos na empresa.

Gerenciamento de Risco

Dentro dos processos de Engenharia Clínica é indispensável realizar o gerenciamento de risco que é importante para a segurança direta do paciente, usuário e da instituição.

No uso dos equipamentos com o gerenciamento de risco poderá ser avaliado várias questões relacionadas com custos, risco envolvidos no tratamento a pacientes, custo de equipamento parado, imagem da instituição, receita perdida entre outras.

Todo este trabalho é focado em atender uma demanda de solicitações ao setor de Engenharia Clínica que poderá auxiliar de uma maneira mais ampla a Gestão da Instituição.

INDICADORES MAIS UTILIZADOS
  • Custo do programa de preventiva
  • Custo com corretiva
  • Disponibilidade de equipamentos
  • Tempo médio entre falhas
  • Tempo médio de reparo
  • Manutenção preventiva realizada X planejada
  • Manutenção corretiva
  • Erro usuário
  • Treinamento homem/hora
  • Tempo de falha após preventiva
VANTAGENS DO GERENCIAMENTO DE RISCO
  • Renegociação de contratos de manutenção
  • Compra de equipamentos com cláusulas especificas em sua manutenção
  • Segurança para ações jurídicas
  • Redução de horas paradas do equipamento
  • Levantamento real de necessidade de treinamento
  • Materiais de estoque

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *