A variação de equipamentos de um hospital ou clínica é muito vasta. E não existe uma lista universal com todos os materiais que são necessários para uma instituição, já que a aquisição de novos equipamentos deve-se levar em consideração a necessidade da equipe médica.
Porém, neste poste mostraremos alguns equipamentos e a diferença entre eles na hora de decidir qual a melhor aquisição para o seu trabalho.
Equipamentos médicos hospitalares
Os equipamentos médicos hospitalares são aparelhos que auxiliam os médicos no diagnóstico, recuperação ou tratamento dos seus pacientes.
É necessário entender a disponibilidade desses equipamentos e avaliar as diferentes funções que cada um pode oferecer, pois, estes aparelhos trabalhando em conjunto garantem o diagnóstico e tratamento adequados para o paciente.
Mas você sabe a diferença de função dos aparelhos hospitalares?
Equipamento de Diagnóstico
São as ferramentas usadas pelo médico especialista para, junto com a análise dos sintomas apresentados pelo paciente, diagnosticar o problema e o local que está sendo afetado.
Esses equipamentos permitem o médico avaliar com precisão os órgãos afetados, chegando em um diagnóstico preciso e na melhor opção de tratamento para aquele paciente.
Os equipamentos médicos mais comuns usados para diagnóstico são: ressonância magnética, ultrassom, ecocardiograma, mamografia digital.
Equipamento Médico Durável
Estes tipos de equipamentos ou dispositivos tem a função de auxiliar um paciente fora de uma instituição médica, atuando temporariamente ou em alguns casos de forma prolongada em momentos de doenças crônicas.
O nome durável se refere ao uso desses aparelhos e eles se dividem em vários tipos, como os de fácil acesso, os que precisam de manutenção regular, próteses ou suprimentos de oxigênio e até mesmo o próprio oxigênio.
Alguns exemplos de equipamentos médicos duráveis:
Bombas de insulina, nebulizadores, luzes e cobertores Bili, tanques de oxigênio estacionários ou portáteis, ventiladores concentradores de oxigênio.
Equipamento de Tratamento
Os equipamentos médicos neste caso são totalmente direcionados ao tratamento de uma condição específica do paciente.
Os médicos utilizam dispositivos tecnológicos no intuito de restaurar a função de órgãos afetados ou tecidos dentro do corpo.
Alguns suprimentos cirúrgicos também foram projetos para fins de tratamento de condições específicas e que necessitam de intervenção cirúrgica.
Alguns equipamentos são: bombas de infusão, máquinas cirúrgicas LASIK, lasers.
Equipamentos de suporte de vida
Esses equipamentos são responsáveis por manter alguma função corporal de um paciente que por alguma razão tem um órgão que não consegue se manter por conta própria.
A variedade desse tipo de equipamento é grande, veja alguns: máquinas coração-pulmão, ventiladores mecânicos, incubadoras, máquina de diálise.
Como podemos ver nesse post, existe uma variedade de equipamentos hospitalares e cada um deles com funções essenciais para a vida e o bem estar de um paciente. Por isso a importância e a necessidade de ter uma vasta gama desses itens em uma instituição hospitalar ou clínica.
Gostou desse post? Deixe nos comentários a sua experiência e tire suas dúvidas!