Engenheiros Clínicos e suas funções

Engenheiros Clínicos e suas funções

Como a medicina clínica se tornou cada vez mais dependente de tecnologias mais sofisticadas e o equipamento complexo associado a ele, o engenheiro clínico, como o nome indica, torna-se a ponte entre a medicina moderna e engenharia igualmente moderna. O ensino da Engenharia Clínica baseia-se em engenharia clássica, complementada com uma combinação de cursos de fisiologia, humana, fatores, análise de sistemas, assistência médica, instrumentação. É frequentemente realizado com um estágio em hospital universitário, dando ao aluno uma base sólida em operações hospitalares, protocolos e ética. Todo esse histórico prepara o engenheiro para preencher uma variedade de papéis na pesquisa, design e, mais frequentemente, no ambiente clínico. Na prática diária, o engenheiro clínico geralmente atua como tradutor caminhando entre os mundos da medicina, profissionais de engenharia e negócios.

Hoje, a tecnologia de saúde se estende entre sistemas de informação e comunicação, já que o equipamento médico tradicional se torna cada vez mais complexo. Avaliação, gerenciamento e resolver problemas neste mundo de alta tecnologia é um dos papeis do engenheiro clínico.

Fundada há mais de 15 anos, a RKP Engenharia Clínica é comprometida em oferecer os melhores e mais capacitados profissionais de Engenharia.

 Com membros em vários estados do Brasil, A RKP Engenharia é uma das principais empresas reconhecidas na sociedade profissional para estabelecer um padrão de competência e promover excelência da engenharia clínica na prática. Promovendo uma aplicação segura e eficaz da ciência e tecnologia no atendimento ao paciente.

Engenheiros clínicos Profissionais tem a responsabilidade de dar sempre o melhor, manter descrição adequada e manter o bem-estar do paciente como a mais alta prioridade.

Engenheiros Clínicos e suas funções

Engenheiros Clínicos
Engenheiros Clínicos

Engenharia Clínica é um campo interdisciplinar praticado em uma variedade de configurações e apresentando uma diversidade de desafios. O engenheiro clínico é, por educação e treinamento, um solucionador de problemas, trabalhando com recursos humanos e tecnológicos complexos.

No hospital, serviço compartilhado e ativos empresa de gestão, o engenheiro clínico frequentemente atua como gerente de tecnologia para medicina e sistemas de equipamentos. As responsabilidades nesta configuração incluem financeira ou orçamentária, gerenciamento de contratos de serviço, dados sistemas de processamento para gerenciamento de equipamentos e coordenação de serviços acordos e operações internas.

 O engenheiro clínico hospitalar também pode ter responsabilidade pela supervisão interna equipe de manutenção, dependendo de sua habilidade conjunto e a estrutura do departamento. Os engenheiros clínicos de hospitais também preenchem importantes funções para garantir que o  equipamento é seguro e eficaz. Essas funções incluem a participação no processo de planejamento e na avaliação da tecnologia, garantindo conformidade regulatória na tecnologia médica, área de gestão, investigação de incidentes e participação ativa no treinamento e educação de pessoal técnico e médico.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *