A engenharia clínica ou hospitalar (subcategoria dentro da primeira) tem o potencial de melhorar a segurança do paciente. Isto é um fato. Só que você sabe como isso acontece? Por qual motivo?
No post de hoje da RKP Engenharia Clínica, falaremos exatamente sobre isso. Vamos responder à questão de por que a engenharia clínica ou hospitalar melhora o bem-estar e a confiabilidade para o paciente.
Como funciona a engenharia clínica ou hospitalar
A engenharia clínica ou hospitalar tem um caráter de manutenção, prevenção e conserto de equipamentos e ferramentas em geral voltadas à saúde. Há que se ter, também, uma boa ideia de como funciona a regulamentação do setor no Brasil.
Ou seja, é um profissional completo, que deve ter uma visão holística. Embora a área das exatas seja bastante importante, não se restringe somente à ela. Aliás, há uma pequena diferença teórica entre engenharia clínica e hospitalar, mas trataremos aqui como semelhantes.
Na engenharia clínica ou hospitalar, profissionais de diferentes áreas (portanto, multidisciplinar) atuam conjuntamente. É importante uma cooperação intrasetorial para fornecer o melhor serviço.
Assim, equipamentos médicos e até mesmo a organização do espaço são analisados. Tudo com a intenção de tirar o melhor proveito, o que culminará num resultado positivo para o empreendimento e para os seus pacientes, como veremos.
Por que ajuda na segurança do paciente?
Pois bem, todos concordamos que quanto melhor o estado dos equipamentos biomédicos, melhor será a precisão deles, certo? Por si só, esse já constitui no primeiro grande fator de porque a engenharia clínica ou hospitalar auxilia na segurança do paciente.
De modo complementar, esta área do conhecimento também previne que os equipamentos estejam quebrados. Logicamente, com equipamentos quebrados não são feitos exames e tanto paciente quanto médico se veem em dificuldades no diagnóstico.
As manutenções preventivas ou corretivas da engenharia clínica ou hospitalar são, portanto, fundamentais. Elas permitem que os exames sejam o mais precisos possível, bem como os aparelhos se mantenham em boas condições de uso.