Você sabia que nem todos os equipamentos presentes em uma instituição de saúde são próprios do local?
Esses equipamentos podem ser uitlizados sob contrato de comodato, aluguel ou até mesmo doação.
O tipo de contrato vária conforme a necessidade e tempo que será utilizado.
Para entendermos melhor, vamos às diferenças:
Diferenças entre comodato de equipamentos industriais e aluguel:
O sistema de comodato de equipamentos industrias têm sido cada vez mais utilizado devido os seus benéficios econômicos, já que, a aquisição de novos equipamentos por vezes é muito alto para o cenário que algumas empresas se encontram.
Para garantir que alguns processos, sendo de extrema importância, continuem sendo oferecidos, os custos precisam ser racionalizados em diversos setores.
Contrato de comodato
Nesta categoria de regime, o equipamento a ser utilizado, será fornecido de forma gratuito. Ou seja, nessa modalidade não há nenhum pagamento ou taxa.
Para explicar melhor, pense da seguinte forma: o dono de uma empresa decide fechar por tempo indeterminado, porém, ele precisa que seus equipamentos não percam seu valor.
Então, para que ele não perca seus bens, ele pede para um amigo que utilize esses equipamentos por um tempo que será determinado em contrato.
Neste contrato deverá conter as obrigações tanto do dono dos equipamentos, quanto de quem será beneficiado, como, por exemplo, a manutenção mensal, reposição de peças, etc.
O que irá importar para quem fornece os enquimantos dentro desta categoria de contrato é que ele retorne no mesmo estado em que foi entregue.
Ambos serão beneficiados: o proprietário, já que seus equipamentos não serão perdidos durante o período que não estiver usando e quem estiver sob o regime de comodato, pois estará utilizando um equipamento de forma gratuita.
Aluguel
O contrato de aluguel de equipamentos se parece muito com o aluguel de imoveis, o que estamos mais acostumados.
Neste caso, o locatario irá transferir por determinado tempo o direito de uso dos bens mediante o pagamento de uma renda.
Normalmente, dentro desta categoria de regimento, o locatario se responsabiliza pela manutenção ou reposição do equipamento em caso de dano. Caso seja constatado danos não relacionados ao uso do cliente, o locador pode decidir substituir ou reparar.
Esse é um dos maiores benefícios do aluguel: o locatario tem acesso a tecnologias renovadas por quem fornece os equipamentos, isso sem fazer grandes investimentos.
Outro ponto importante é que ao investir na compra de equipamentos novos, pode acontecer daquele dispositivo não suprir o que a empresa precisava, neste caso, sem chance de devolução.
Já no aluguel pode experimentar um equipamento espeficico por determinado tempo e, caso não seja aquilo que precisava, pode ser devolvido e substituido sem grandes perdas financeiras.
Doação
Por último, não menos importante, temos o contrato por doação.
Aqui temos o doador transferindo totalmente os diretos de propriedade do equipamento para a instituição a ser beneficiada, sem taxas de pagamento ou termos e condições de uso.
Conclusão
Observámos a diferença entre comodato, aluguel e doação e pudemos perceber os benéficios de cada um.
O comodato de equipamentos é especialmente vantajoso para aqueles que precisam prestar determinados serviços, mas ainda não podem investir em um novo equipamento.
Assim como o aluguel de equipamentos também oferece as suas vantagens para o locatario.
Já sabia dessas formas de adiquirir equipamentos? Têm dúvidas sobre o assunto? Deixe nos comentarios.