Dicas de manutenção de equipamentos hospitalares
No post de hoje, você verá algumas dicas importantes que você deve ter com os equipamentos do ambiente hospitalar.
Todos equipamentos médicos e hospitalares são indispensáveis para a saúde e cuidado com os pacientes, além de auxiliar no trabalho dos médicos e colaboradores.
Eles possibilitam que os profissionais de saúde tenham controle preciso com a situação atual do paciente, auxiliando a escolher o melhor de tratamento, desde uma emergência ou uma cirurgia.
Portanto, é ideal tomar algumas precauções com os aparelhos e ficar atento quanto a sua manutenção. Os cuidados com os equipamentos hospitalares são fundamentais tanto para cumprir as recomendações da Vigilância Sanitária, como para garantir a segurança dos colaboradores e do paciente.
Analise antes de comprar equipamentos novos
Ao adquirir um equipamento novo para o hospital, a primeira recomendação é que tenha auxílio de um profissional da área como os Engenheiros Clínicos, são especialistas e conhecem todos os aparelhos da área da saúde. O equipamento deve estar em condições adequadas para utilização, atendendo às regulamentações da Anvisa referente ao desempenho, instalação e manutenção.
Dessa forma, antes de adquirir o equipamento é ideal que uma equipe técnica faça as análises precisas dos equipamentos prestes a ser adquirido. Assim é possível escolher sempre a melhor opção, ou seja, a que oferece maior segurança e qualidade.
Registre as atividades feitas no equipamento
É indispensável que todas as ações realizadas no equipamento como: instalação, manutenção, calibração etc. – sejam registradas, armazenadas, datadas e assinadas pelo profissional. O registro possibilita o controle sobre o que foi realizado antes ou depois de certa atividade, com intuito de servir de investigação caso ocorra possíveis problemas.
Calibre os equipamentos
A calibração dos equipamentos médicos, em alguns casos, é feita no momento da utilização para analisar as características clínicas do paciente. Esta ação garantirá, além de segurança, confiança e otimização do aparelho.
Limpezas, desinfecção e esterilização dos equipamentos
Os cuidados com a higiêne é um dos mais importantes na área da saúde. E com os equipamentos não deve ser diferente. Além da segurança para médicos e pacientes, os cuidados e esterilização garante a vida útil do aparelho.
A higienização do equipamento é feita apenas para a remoção de sujeiras acumuladas. O ideal é analisar as informações específicas do fabricante referente a limpeza.
A desinfecção, por sua vez, deve ser feita sempre que o equipamento entrar em contato direto com o corpo do paciente. Isso reduz a quantidade de micro-organismos para a próxima utilização.
Para evitar o risco de contaminação, deve ser realizada também a esterilização, quando há contato do equipamento com sangue ou fluidos biológicos do paciente. Neste caso, o uso de produtos específicos pode ser usado.
Realize a manutenção preventiva e corretiva
A manutenção do equipamento é quem dita sobra sua vida útil. A manutenção preventiva é para prever problemas, e evitar transtornos maiores, prolongando a vida útil da máquina.
Há um método elaborado e que deve ser adotado pelo serviço de engenharia clínica, classificando as peças dos equipamentos para análise de produtividade, segurança e desempenho.
Quanto à manutenção corretiva, é realizada quando o equipamento já exibiu falhas. Para isto, são feitas ações de reparação do problema. É importante ter conhecimento de que os cuidados com os equipamentos hospitalares iniciam desde o processo da aquisição e permanecem até o fim da vida útil.
A RKP Engenharia Clínica é referência na manutenção de equipamentos modernos e tecnológicos dos hospitais e clínicas médicas.
Acompanhe a nossa página do Facebook para saber mais sobre o nosso trabalho! Tem mais dúvidas sobre os cuidados com equipamento hospitalar? Use os comentários e deixe suas perguntas!
RKP Engenharia, são mais de 23 anos no mercado, sempre inovando e agregando valor aos nossos parceiros, com vasta experiencia na área de calibração e manutenção de equipamentos hospitalares além de oferecer serviços de Engenharia Clínica.
[mc4wp_form id=”4823″]