COMUNICADO
O QUE PRECISAMOS SABER E FAZER PARA NOS PREPARAR PARA A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
O surto do coronavírus iniciou-se na China no final de 2019 e causa doença similar a uma gripe, porém em alguns casos pode levar a complicações respiratórias e rapidamente foi declarado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma emergência de saúde pública internacional.
O problema está causando impactos significativos na economia global, com drásticas restrições à atividade empresarial e ao fluxo de pessoas e recursos, haja vista medida anunciada pelo presidente norte americano na semana passada. Nos últimos dias, a crise está se aproximando do nosso país e devemos tomar providências para minimizá-la.
Coronavírus são uma família de vírus, conhecida há muito tempo, responsável por desencadear desde resfriados comuns a síndromes respiratórias graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). A transmissão desses vírus pode ocorrer de uma pessoa para outra por meio do contato próximo com o doente. Recentemente, um novo tipo de coronavírus foi descoberto, o 2019-nCoV, o qual tem causado mortes e também bastante preocupação.
Vale salientar que os coronavírus são vírus zoonóticos, ou seja, podem ser transmitidos entre o ser humano e outros animais. Porém, isso não ocorre com todos os coronavírus, sendo conhecidos alguns tipos que circulam apenas entre os animais.
Nós da Engenharia Clínica, trabalhamos diretamente ligados a área da saúde, a qual enfrenta o enorme desafio de lidar com esse problema, garantindo a segurança de suas operações e de seus colaboradores. Atentos a evolução da crise e cientes do nosso papel de parceria das instituições de saúde e desse grande desafio, nesse momento tão delicado, nós da RKP ENGENHARIA CLINICA estamos nos preparando para direcionar esforços para apoiar nossos clientes e equipes.
Como medida preventiva, de imediato reforçamos à nossa equipe, ATRAVÉS DESTE COMUNICADO, quanto ao nível de exigência com as medidas de higiene e utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs),
como lavagem e higienização das mãos e utilização de máscaras e luvas fornecidas a todos nossos colaboradores. Essa medida deve ser adotada por todos ao entrar nos Centros Clínicos e em setores críticos de unidades Hospitalares, como serviços de Pronto Atendimento e UTIs, bem como ao lidar com os equipamentos que estiveram em contato com possíveis fontes de contaminação.
Veja como se prevenir da contaminação com medidas corretas:
Também orientamos aos colaboradores que, todos equipamentos de característica ventilatória e/ou invasiva, destinados à manutenção corretiva, sejam tratados com PRIORIDADE MÁXIMA e caso haja algum equipamento aguardando conserto, orçamento ou dependendo de entrega de peças, seja imediatamente comunicado a Gerência Técnica para que sejam tomadas as providências. O objetivo é deixar as unidades com disponibilidade máxima de atendimento para os casos de insuficiência respiratória.
Solicitamos às unidades assistenciais que reforcem os protocolos de limpeza e desinfecção dos equipamentos, salientando que os equipamentos só serão removidos para manutenção após terem sido limpos e desinfetados no setor de origem. Também solicitamos que seja verificada a disponibilidade de equipamentos de backup e mapeamento de alternativas internas e externas de contingenciamento, como locação, empréstimos entre unidades ou firmar parcerias com rede colaborativa entre hospitais próximos.
Solicitamos especial atenção aos envolvidos no processo de compras de peças e/ou acessórios em checar a disponibilidade de filtros, tubos e outros insumos para manutenção destes equipamentos.
Mapeamos também alguns RISCOS que poderão fugir ao nosso controle.
- Interrupção na cadeia de suprimentos e de equipamentos
- Indisponibilidade de equipamentos para locação junto as empresas homologadas nos planos de contingências
- Aumento nos valores de insumos e serviços de terceiros
- Alteração de cronogramas de atendimento em função da priorização aos chamados de manutenções corretivas ou dificuldades de transporte
- Flutuações no mercado financeiro poderão impactar nos orçamentos e negociações em andamento
Nós da RKP Engenharia Clínica nos colocamos à disposição para quaisquer ações que sejam necessárias sob demanda e firmamos nosso compromisso com nossos colaboradores e parceiros.