Como saber se o seu instrumento precisa de manutenção?

instrumento

Como saber se o seu instrumento precisa de manutenção?

Um instrumento de medição com margem de erro superior a aceitável compromete a capacidade e a compatibilidade de processos, serviços ou produtos que utilizam esse instrumento. É importante ressaltar que todo instrumento de medição possui margem de erro, devido as características operacionais, condições de uso e desgastes naturais ao longo do tempo.

Como identificar o erro?

Como saber se o seu instrumento precisa de manutenção
Como saber se o seu instrumento precisa de manutenção

Normalmente, um erro de medição se baseia na diferença entre o valor informado pelo instrumento de medição e um valor de referência determinado por um padrão. Veja um exemplo:

o indicador de uma balança informa uma leitura de 19,95 kg ao medir peso padrão com valor de referência de 20 kg, ou seja, a balança está informando um erro de – 0,05 kg. Esse erro pode aumentar ao longo do tempo devido ao uso do instrumento, erros no desempenho do método de medição, interferência das condições ambientais, manuseio do operador, entre outros.

Mas, é preciso analisar se o erro é considerável ao seu processo e se ele não altera de forma negativa os resultados. Essa análise pode ser realizada através da análise dos resultados de uma calibração, que terá referência sobre as medições dos instrumentos, com intuito de verificar se a medida indicada está dentro dos limites plausíveis.

Qualquer  instrumento de medição precisa de calibração periódica. O intervalo de calibração depende da frequência e condições de uso que o instrumento de medição é submetido. Dessa forma, existem algumas dicas que podem auxiliar a identificar se o instrumento está tendo problemas na medição e precisa de um reparo ou ajuste e depois a recalibração.

Como saber se o seu instrumento com erro precisa de calibração ou manutenção:

  • Desvio de medidas bem fora da média. Ex. 10 – 3 – 18 – 26 – 4 (não tem repetibilidade durante as medições);
  • Não é possível ajustar o zero para iniciar minhas medições;
  • Não é possível realizar as leituras do final da escala;
  • O instrumento está danificado (trinca, quebra, etc);
  • O instrumento só registra uma única leitura e não varia conforme outros valores medidos;
  • O instrumento não retorna ao zero após a medição;
  • O instrumento não é verificado e calibrado por um longo período de tempo, e é utilizado diariamente na produção;

Calibração de instrumentos com erro

A calibração dos instrumentos de medição não possui a função de consertar os erros, mas sim de identificá-los e comunicar seus valores através de um certificado de calibração. Podemos dizer que a calibração é uma “imagem” da atuação do instrumento de medição, e são a partir da análise desse comportamento, que se podem ter decisões mais afirmativas quanto ao instrumento de medição.

Se o instrumento estiver danificado, primeiro, é necessário fazer a manutenção do mesmo e, posteriormente, enviá-lo para a calibração.

Garantir a padronização, qualidade e precisão nos processos produtivos e serviços prestados é indispensável para manter a qualidade de atendimento de uma empresa. Além de respeitar o vínculo entre empresas e clientes. Portanto, é necessário atentar-se aos instrumentos com erro que implicam nos resultados, realizando a calibração dos instrumentos de medição frequentemente e sempre ao perceber algum desvio que esteja afetando os resultados desse instrumento.

Entre em contato conosco para realizar a manutenção dos seus instrumentos : (11) 5068 2602

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *