[CHECK-UP] Como está a saúde dos serviços de Engenharia Clínica e manutenção?

[CHECK-UP] Como está a saúde dos serviços de Engenharia Clínica e manutenção (2)

Devido a correria do dia a dia, nós esquecemos de fazer um check up da nossa saúde, não é mesmo?

Inventamos desculpas e nunca sobra tempo para realizar avaliações para saber está tudo bem.

Com o passar do tempo, aquela simples dor de cabeça pode virar um problema mais sério.

Então corremos para realizar todos exames, fazer exercícios, comer bem. Mas o problema é que pode ser tarde demais ou podemos ter danos irreversíveis.

Na sua empresa ou setor NÃO É DIFERENTE!

Em meio a tantas atividades a serem desempenhadas, não paramos para verificar como anda a saúde do nosso negócio.

No artigo de hoje, falaremos sobre um tema muito importante, voltado para área da saúde, que é o setor de Engenharia Clínica.

É preciso analisar constantemente a manutenção dos equipamentos para identificar possíveis problemas e resolvê-los antes que os prejuízos sejam irreversíveis.

E aí, como será que está a sua situação?

Os 4 pilares da produtividade

Ao verificar como estão os serviços de toda a equipe de engenharia clínica e manutenção, podemos separá-los em 4 pilares específicos:

  • Processos
  • Pessoas
  • Gestão
  • Tecnologias

Todos estes pilares devem estar alinhados, ou você poderá diminuir sua produtividade com o tempo

Em muitos casos, 3 desses pilares possuem falhas, mas os outros estão normais, o que mascara a real situação.

A seguir explicaremos um pouco mais sobre cada um deles.

[CHECK-UP] Como está a saúde dos serviços de Engenharia Clínica e manutenção
[CHECK-UP] Como está a saúde dos serviços de Engenharia Clínica e manutenção

Processos

As manutenções dos processos devem ser baseadas em normas de qualidade, dessa forma, se torna eficaz para quem deseja entregar um serviço de qualidade.

Manutenções preventivas, corretivas, calibrações, registro das atividades, envio de documentação para clientes…

Estas são algumas das atividades que, se não tiverem um processo bem elaborado causam enormes problemas para os envolvidos quando precisarem, por exemplo, analisar ou expor alguma informação.

Pessoas

Para que uma empresa se sustente é necessário as pessoas se comuniquem de maneira clara e estejam em contínua evolução pessoal e profissional.

Ter comunicação constante para alinhar as expectativas e buscar soluções para os problemas em equipe faz ampliar o envolvimento com a empresa, melhorando consideravelmente os resultados.

Além disso, manter treinamentos regulares, do nível técnico até o gerencial faz com que todos não fiquem acomodados e apresentem resultados cada vez melhores.

Gestão

É normal encontrar nas empresas a presença de chefes, não gestores.

Assim, com a escassez de ferramentas corretas, ocasiona em grande perda de produtividade da equipe e consequentemente perda de dinheiro.

O gestor precisa, com os indicadores corretos, identificar oportunidades e buscar melhorias, seja para o desenvolvimento das pessoas, seja para melhorar os processos.

Ou seja, a equipe irá ter um desenvolvimento melhor e passar a tomar decisões mais estratégicas para o crescimento de todos.

Tecnologias

Garantir a segurança dos pacientes é o objetivo principal das atividades da Engenharia Clínica.

Onde a sua função seja evitar que um determinado equipamento falhe e uma vida seja salva.

Com a falta de tecnologia de ponta como Softwares de Gestão de Engenharia Clínica muitas vezes isso não é possível.

Adquirir as melhores tecnologias para o setor irá refletir em uma produtividade muito grande de sua equipe bem como uma entrega satisfatória para o seu cliente final.

Então como está a saúde dos serviços de Engenharia Clínica e manutenção?

Já que você aprendeu um pouco sobre os pilares da produtividade dos serviços de Engenharia Clínica e manutenção…

Vamos fazer um check-up?

Basta analisar cada uma das opções abaixo com as principais atividades que listamos .

Confira!

  •  Não tem procedimentos documentados
  •  SLA de atendimento ao cliente não é definido
  •  Não possui indicadores/KPI’s para acompanhamento
  •  As ferramentas da assistência técnica não são adequadas aos processos
  •  As ordens de serviços são executadas no papel
  •  Não possui treinamento continuado para a equipe
  •  Retrabalho passando informações do papel para planilhas
  •  Falta de controle de preventivas
  •  Dificuldade para alcançar certificações e acreditações
  •  Cálculo de calibração manual (Excel ou papel)
  •  Falha de comunicação com demais setores
  •  Dificuldade em incorporar novas tecnologias

Espero que você identifique o menor número possível de problemas…

mas fique tranquilo(a)!

Caso precise estamos à disposição para ajudar no que for preciso.

Entre em contato conosco para fazermos uma avaliação precisa do seu diagnóstico .

Entre em contato conosco: (11) 5068 2602

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