É necessário que haja precisão e qualidade nos procedimentos…
Os usos de equipamentos médicos são indispensáveis para inúmeras funções em hospitais ou clínicas médicas, tanto para diagnósticos, caracterização de riscos, tratamentos e acompanhamentos de pacientes.
Para o perfeito funcionamento destes equipamentos, a calibração é uma das formas de verificar a confiabilidade das medidas que são lidas pelos equipamentos, é necessário atenção em assegurar que o procedimento seja feito simultaneamente com realização das exigências de qualidade das normas vigentes – ou seja, a ABNT NBR ISO/IEC 17025. É importante que a qualidade esteja ligada precisamente a Calibração, pois o bem-estar e a segurança dos pacientes depende, entre outros parâmetros, do excelente funcionamento dos equipamentos que mantém em equilíbrio todo o parque tecnológico do ambiente hospitalar. Sendo assim, quando existe uma funcionalidade eficiente, ela contribui para a melhora na recuperação de pacientes, e no que se refere em outros termos, uma otimização de recursos.
Automatizar os processos de calibração
Para evitar o gasto de tempo com operações trabalhosas, é ideal otimizar os dados e o gerenciamento de informações que envolvem o processo de calibração, ou seja informatizar as etapas dos processos, que podem ser feitas da seguinte forma:
Através de planilhas eletrônicas ou por Software, que pela sua introdução é possível identificar uma melhora significativa, além de auxiliar gestores de instalações, facilitando assim todo o processo de manutenção dos equipamentos.
Desse modo, a importância da implantação de software está no fato dos sistemas de informação serem essenciais para as tarefas de gestão e de apoio à decisão, uma vez que estes ajudam e realizam uma enorme quantidade de informações. Com a auxilio dos softwares o processamento de dados torna-se bem mais ágil e como consequência disso o acesso a esses dados torna-se muito mais simplificado. Outro benefício é que alguns destes softwares permitem a realização de cálculos metrológicos e lançar certificados de calibração automaticamente, basta inserir os dados coletados pelos profissionais. Entretanto, existem exigências para que um software seja utilizado para esta finalidade. De acordo com o item 7.11.3 da ISO/IEC 17025:2017, os sistemas de gestão da informação laboratorial devem:
- Ser protegidos contra o acesso indevido;
- Ser protegidos contra alteração ou perda;
- Ser operados em um local que esteja em conformidade com as especificações do fornecedor ou do laboratório ou, no caso de sistemas não informatizados, munir condições que protejam a exatidão dos registros e transcrições manuais;
- Ser mantidos de forma que assegurem a integridade dos dados e informações;
- Incluir o registro das falhas do sistema e as ações imediatas e corretivas apropriadas.
Essas são as principais exigências para que o software seja usado para tais finalidades.
Como já sabemos, é de grande importância para os ambientes hospitalares a calibração em equipamentos. No entanto, é ainda mais importante assegurar que este tipo de procedimento seja executado com muita cautela e cumprindo sempre as exigências normativas.
Achou interessante o tema Saiba como otimizar o tempo de calibração e reduzir custos desse serviço? Então comente e compartilhe esse post.
RKP Engenharia, são mais de 23 anos no mercado, sempre inovando e agregando valor aos nossos parceiros, com vasta experiencia na área de calibração e manutenção de equipamentos hospitalares além de oferecer serviços de Engenharia Clínica.
[mc4wp_form id=”4823″]