Calibração ou Ajuste? Veja a diferença e como devem ser aplicadas

 Calibração ou Ajuste? Veja a diferença e como devem ser aplicadas

Normalmente, quando é executado os procedimentos de calibração e ajustes em equipamentos médicos, existe uma confusão entre os termos usados.

O que podemos afirmar é que a Calibração e os Ajustes são serviços diferentes, porém, interligados em sua essência.

Dessa forma, o ajuste é realizado após ser feita a calibração, e após este ajuste o equipamento necessita ser recalibrado.

Para explicar de forma mais concisa, será necessário apresentar estes conceitos de uma maneira mais otimizada: Entenda a diferença entre Calibração ou ajuste.

Calibração

De acordo com a descrição da RDC 217/2010, Art, 5º, X, Calibração é a soma de operações que determina, sob exigências especificadas, o vínculo entre os valores informados por um sistema de medição ou valores correspondidos por uma medida materializada ou um material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões.

Conforme a CICMAC (Centro Integrado de Capacitação em Metrologia e Avaliação da Conformidade) algumas observações podem ser realizadas:

O resultado de uma calibração proporciona o estabelecimento dos valores do mensurando para as indicações e a definição das correções a serem utilizadas.

A calibração também pode estabelecer outras características metrológicas como o efeito das grandezas de influência.

Ambos os equipamentos de medição, independente da frequência de uso, aparecerá erros e possuem uma tendência de danificar com passar do tempo.

Para a manutenção e segurança dos aparelhos, é necessário analisar o desempenho, aplicando uma periodicidade de acordo com sua utilização. E para avaliar esse desempenho, normalmente é utilizada a calibração, avaliando o desempenho do equipamento e cadastrando as informações em um certificado de calibração. Esses resultados são comparados com os requisitos definidos para garantia de resultados confiáveis.

Ajuste

Para definir, o ajuste é uma ação feita de maneira corretiva, com foco em fazer com que um instrumento de medição tenha desempenho adaptável com seu uso.

Essa ação pode ser executada das seguintes maneiras: Automático, semiautomático e manual.

Dessa forma o ajuste tem como principal objetivo: fazer com que o desempenho do equipamento seja igual ao valor delineado.

Considerações Finais 

Portanto, quando o procedimento de calibração não é feito antes do ajuste, informações referentes aos erros do equipamento são perdidas

É importante informar também, que um processo de calibração que não apresente mudanças no desempenho ao longo do tempo, não é adaptável com a realidade, pois todo equipamento tende a se degradar e perder parte do desempenho com o uso.

 

 

Acreditação Hospitalar em São Paulo

Achou interessante o tema: Calibração ou Ajuste? Veja a diferença e como devem ser aplicadas? Então comente e compartilhe esse post.

Calibração de equipamentos Hospitalares no brasil

RKP Engenhariasão mais de 23 anos no mercado, sempre inovando e agregando valor aos nossos parceiros, com vasta experiência na  área de calibração e manutenção de equipamentos hospitalares além de oferecer serviços de Engenharia Clínica.

[mc4wp_form id=”4823″]

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *