Benefícios e Importância da Engenharia Clínica para uma Instituição

O papel da Engenharia Clínica está atrelado em visualizar todos os fatores e condições das ferramentas e tecnologias utilizadas por uma instituição médica ou clínica, como, por exemplo as condições do estabelecimento, analisar riscos potenciais dos ativos, tecnologias que estão sendo requeridas, reais necessidades da instituição, relação com os profissionais que manuseiam ou irão manusear as tecnologias, projeto voltado para analisar a aquisição ou descarte de mecanismos. A segurança da equipe de profissionais, pacientes e demais envolvidos deve ser prioridade em uma instituição de saúde. Diante disso, é fundamental os procedimentos de segurança tomados com o intuito de preservar a vida, monitorar, descartar e acautelar possíveis riscos adversos de novas tecnologias à saúde que possam afetar o meio ambiente, a saúde ou a qualidade de vida dos pacientes, familiares ou da equipe multidisciplinar. Apesar do ambiente hospitalar envolver diversos profissionais como médicos, fisioterapeutas, cirurgiões e outros, a área de engenharia clínica é a menos lembrada, apesar da relevância que o seu papel representa dentro de uma instituição. A atuação desse profissional apresenta uma grande importância para a instituição, pois evita substituição precoce dos equipamentos através de manutenções, gastos desnecessários na compra de equipamentos que não terão utilidade funcional para a equipe multidisciplinar, falha durante o serviço e ineficiência no processo produtivo. Para que não fiquem dúvidas da importância da engenharia clínica;

healthcare medical concept medicine doctor with stethoscope hand patients come

Veja 10 benéficos da Engenharia Clínica para uma Instituição:

1 — Redução de Gastos Ter um setor separado somente para este intuito irá reduzir a terceirização para possíveis problemas com equipamentos, evitando um gasto fora do orçamento.
2 — Equipamentos com funcionalidade
O Engenheiro Clínico analisa as necessidades da equipe multidisciplinar, excluindo equipamentos sem funcionalidade alguma e substituindo por outros que suprirão com funcionalidade a equipe.
3 — Avaliação de orçamentos
O contato direto com a equipe ajuda o Engenheiro Clínico a avaliar a real necessidade de novas aquisições.
4 — Qualidade das empresas prestadoras de serviços
O controle e organização proporciona a melhora na qualidade dos serviços prestados.
5 — Tempo de qualidade para os pacientes
Esse é um dos principais benefícios da engenharia clínica: facilitar a vida dos médicos, enfermeiros e demais profissionais, para que tenham mais tempo para seus pacientes.
6 — Treinamento
A equipe multidisciplinar estará sempre apta para operar as ferramentas, já que o treinamento é constante.
7 — Compras eficientes
Além de avaliar os melhores fornecedores com preço justo, o engenheiro também adquire equipamentos adequados para suprir a necessidade da instituição.
8 — Elaboração de contratos Os contratos de manutenção são melhor elaborados e controlados.
9 — Desempenho
Os equipamentos serão sempre usados com a melhor qualidade técnica a favor dos pacientes e da equipe.
10 — Garantia de manutenção Haverá sempre garantia da manutenção, através de indicadores que devem ser validados e auditados.

Isso mostra que não basta apenas ter um excelente equipe médica e profissionais bem treinados. É necessário o controle das tecnologias biomédicas, para maximizar os seus benefícios e manter a saúde não só dos pacientes, como também a vida financeira da instituição.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *