A automação de equipamentos médicos contribuindo para saúde
Ao longo dos anos temos percebido os grandes avanços tecnológicos que contribuíram significativamente para área da saúde, salvando vidas e facilitando os procedimentos médicos através de aparelhos e equipamentos de ponta para realizar diagnósticos, manter os pacientes vivos, e ajudar os profissionais da saúde em suas funções.
Esses aparelhos dependem exclusivamente de atenção especial, é ai que entra a necessidade do processo de automação, pois imagine quanto tempo e material é gasto por um técnico para realizar as manutenções, verificar cada aparelho, burocracia para fechar e assinar cada relatório, além do espaço e acumulo de matérias, não é mesmo?
Com foco em otimização de manutenção de equipamentos, ciclo de vida, e segurança é que foram criados softwares que auxiliam os profissionais na manutenção e resolução de problemas como o acumulo de materiais, além de diminuir o tempo e serem muito mais precisos.
Em seguida, veja mais detalhes e vantagens sobre a implantação de sistemas de automação dos processos
-
Otimização dos processos e manutenção de equipamentos
Cada equipamento específico existe um padrão de calibragem, medições que devem ser efetuadas, precauções que devem ser levadas em conta. Alguns aparelhos são bastantes complexos tecnologicamente, o que requer um especialista, além de existir um prazo mínimo para ser feita uma preventiva.
Através da automação, é possível fazer um pré-cadastro de todos os padrões, facilitando assim para manutenções futuras, além de ficar arquivado um histórico do equipamento, com fácil acesso, que é de grande importância para o profissional, principalmente, pelo fato de conseguir identificar o que o equipamento já passou.
Um exemplo disso é processo de lavar roupas, antes era tudo feito manualmente, levava bastante tempo e algo podia dar não dar certo, como por exemplo roupas brancas ficarem de outra cor. Atualmente existem máquinas que lavam e secam, e fazem a parte mais difícil sem erro. E é isso que um software de automatização de processos faz, a parte mais burocrática da manutenção de equipamentos hospitalares.
-
Descarte de papéis
Vimemos em uma era da tecnologia, onde a informação pode ser visualizada de qualquer lugar, em um celular, computador, tablet ou qualquer aparelho que tenha acesso a internet. É um tempo onde tudo pode ser visto com uma rapidez clara e ao se tratar de vidas, a agilidade é essencial. Um exemplo disso temos o compartilhamento de arquivos através de nuvem, onde é possível acessar um documento de qualquer lugar do mundo e ainda propaga-lo com outras pessoas.
Quando se trata de documentos hospitalares é preciso de um armazenamento extenso que dure bastante tempo, com isso é gerado uma grande dificuldade e custos para organização.
Através da automação a utilização de papel é zero, tudo é digital gerando assim uma enorme economia de tempo, como a digitalização e armazenamento pode ser guardado na nuvem facilitando assim a organização de localização dos mesmos.
-
Agilidade nas manutenções e auditoria
A Agilidade dos processos de manutenção de auditoria são extremamente necessários para uma organização de saúde. Com a automatização os processos de calibração podem ser feitos até 60% mais rápido, evitando assim que o aparelho fique parado por bastante tempo durante a checagem, quanto as ordens de serviço, elas podem ser abertas facilmente pelo software e ser acompanhada em tempo real.
Já com as auditorias, o auditor terá muita facilidade para visualizar documentos referentes aos equipamentos através do servidor, sem perca de tempo, gerando assim praticidade e rapidez.
-
Controle do parque tecnológico
Para o devido controle das centenas de equipamentos, é necessário que os mesmos estejam cadastrados para que gere informações como: localização do aparelho, situação de uso, defeito ou se é necessário efetuar alguma troca. Assim o hospital terá o controle de todos os equipamentos e conhecimento do seu parque tecnológico, facilitando todos os processos.
-
Segurança para o paciente
De todas as vantagens do processo de automação, a mais importante é a segurança de todos os pacientes.
Quando uma preventiva é feita no tempo certo com os cuidados necessários, faz com que os aparelhos estejam sempre em funcionamento, evitando maiores riscos de parada, ou desregularem em meio a algum processo cirúrgico. Conforme falamos anteriormente, toda a agilidade e eficácia de uma manutenção, preventiva ou corretiva, garante a segurança dos pacientes, assegurando que os equipamentos não irão falhar e estarão sempre de fácil acesso.
Viu como a automação da manutenção de equipamentos hospitalares pode ajudar e muito na otimização dos processos hospitalares?
Para realizar a implantação de softwares de automação é simples, requer, é claro, empenho para conhecer o software e torná-lo parte do dia a dia do hospital, após a implantação o hospital terá facilidade e rapidez com os processos executados além de trazer inúmeros benefícios à instituição.
Achou interessante o tema Automação de Equipamentos Médicos? Então comente e compartilhe esse post.
RKP Engenharia, são mais de 23 anos no mercado, sempre inovando e agregando valor aos nossos parceiros, com vasta experiencia na área de calibração e manutenção de equipamentos hospitalares além de oferecer serviços de Engenharia Clínica.
[mc4wp_form id=”4823″]