Apesar do desafio de distanciamento social causados pela pandemia da COVID-19, as auditorias regulatórias e de conformidade podem continuar graças às soluções de auditoria remota. Com as ferramentas, credenciamento e aprovações adequadas para manter as certificações.
As soluções de auditoria remota garantem que os setores incapazes de receber visitas no local, devido os protocolos de distanciamento social, possam continuar atendendo às regulamentações governamentais e aos padrões do setor.
O Que é auditoria remota?
A auditoria remota é aquela realizada parcial ou completamente de forma remota, utilizando aplicativos de dispositivos móveis ou computador. Esta auditoria abrange tudo que uma auditoria onsite normalmente incluiria.
Os colaboradores com responsabilidades relacionadas ao plano de auditoria precisarão estar disponíveis para realizar as atividades pertinentes da auditoria. A alta direção precisará estar disponível para realizar as atividades pertinentes da auditoria, inclusive as reuniões de abertura e de encerramento.
Veja na prática, como essa auditoria pode funcionar?
Na mesma norma, a NIT-DICOR-083, o Inmetro cita quais dispositivos eletrônicos podem ser considerados para as auditorias remotas. Os exemplos citados são:
- smartphones;
- dispositivos portáteis;
- computadores portáteis;
- computadores;
- câmeras de vídeo;
- tecnologia portátil;
- inteligência artificial;
entre outros.
O uso de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) pode incluir auditoria local (on-site) e remota (fora do site). Além disso, são citados exemplos de uso das tecnologias de informação e comunicação, a saber:
Videoconferência e trabalho colaborativo por meio de entrevistas e reuniões;
Comunicação interativa de forma síncrona (em tempo real) ou assíncrona (quando há retardo);
Acesso remoto a registros e documentos do sistema de gestão e/ou processos de certificação;
Gravar evidências de auditoria através de fotos e vídeos, leitura de códigos de barras, etc.
Os benefícios da auditoria remota variam entre:
Melhorar a eficiência da auditoria:
Tempo de deslocamento reduzido.
Disponibilidade da(s) equipe(s) de auditoria com a competência necessária, conectando-se e incluindo-se na auditoria quando necessário.
Permitir acesso mais amplo e compartilhamento de competência:
Competências adicionais ou auditores podem ser adicionados a qualquer equipe de auditoria de forma econômica.
Maior acesso aos auditores com competência correta, inclusive além de fronteiras.
Aumentar seu alcance e reduzir riscos:
Evita viagens para áreas de risco, tornando mais locais acessíveis e aumentando o controle.
Mantém a continuidade do negócio sob condições e situações severas.
Por isso, auditoria em formato remoto pode ser realizada, de forma que, com os devidos cuidados e um planejamento minucioso sobre quais as melhores soluções tecnológicas a serem adotadas, quais as melhores formas de registro, além de um corpo de auditores experiente e preparado.
Portanto, considerando todos os desafios e, principalmente, o momento atual, o uso de tecnologia para a realização de auditorias em formato remoto pode ser uma excelente solução sobre auditar os equipamentos hospitalares. As normas, generalizando, já demonstram que isso é possível e permitido. Claro, resguardando a qualidade e segurança de todo o processo e, principalmente, contando com auditores experientes, que consigam definir os riscos e ganhos para situação.