Conheça as principais acreditações e certificações
As organizações de Saúde estão sempre unindo esforços para qualificar o capital humano, uniformizar processos, tornar automático os procedimentos administrativos, e, assim especializar a gestão, diminuir custos e buscar a excelência.
As certificações e acreditações são ferramentas úteis na solidificação dessas concepções, já que entregam maior confiabilidade, garantia de eficiência nos modelos de gestão, além de análise objetiva sobre o andamento dos processos. Embora possuem resultados parecidos, os dois tipos de reconhecimento possuem poucas diferenças.
As certificações são atribuídas por uma constituição imparcial de sabido reconhecimento público, que informa por escrito que os produtos, processos ou sistemas de qualidade de uma instituição estão em conformidade com requisitos especificados.
Quanto as acreditações, elas são uma análise formal (por uma autoridade acreditada) da habilidade de um hospital para realizar tarefas específicas, de acordo com critérios pré-definidos.
Veja as principais:
Organização Nacional de Acreditação (ONA):
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente, através da acreditação.
O processo de acreditação da ONA contempla três níveis:
Nível 1 (Acreditação) – demonstra que a instituição apresenta requisitos básicos de qualidade assistencial e segurança para o paciente;
Nível 2 (Acreditação Plena) – caracteriza a adoção de um plano de melhorias nos pontos avaliados para a conquista do próximo nível de acreditação;
Nível 3 (Acreditação com Excelência) – comprova que a instituição atingiu a excelência, adotando indicadores para a avaliação de resultados.
Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde (Niaho):
A NIAHO – National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations é uma norma norte-americana específica para organizações de saúde, desenvolvida em um esforço para melhorar os resultados dos hospitais.
Possui bastante foco na segurança do paciente. Sua avaliação no Brasil é realizada por auditores americanos que verificam detalhadamente a conformidade das organizações com as determinações da norma.
A certificação por este método coloca a organização em uma classe mundial de hospitais.
Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS):
É uma organização mundial sem fins lucrativos, focada na missão de otimizar a prestação de serviços à saúde através da tecnologia da informação (TI). Sua acreditação possui requisitos mínimos que um hospital deve atender de acordo com à maturidade de implementação do prontuário eletrônico.
Joint Commission International:
É um organismo de acreditação de unidades de saúde baseada nos Estados Unidos. É uma instituição sem fins lucrativos que tem acreditadas mais de 19 000 organizações e programas de saúde nos Estados Unidos, onde a maioria dos governos estaduais exige a acreditação da TJC para licenciamento e reembolsos do Medicaid.
As auditorias (inspeções) relacionadas com as acreditações normalmente seguem um ciclo trianual, sendo as conclusões disponibilizadas pela publicação do relatório de qualidade da acreditação na web de verificação de qualidade (quality check)
Seus critérios passam por respeito aos direitos dos pacientes e familiares, alcance de indicadores internacionais de segurança, gerenciamento de fármacos, acesso ao tratamento e continuidade, capacitação dos recursos humanos, além do gerenciamento das informações hospitalares (prontuário).
Certificações
ISO 9000:
Se trata da mais importante rede mundial de institutos de padronização, reunindo entidades de 148 países e representada, no Brasil, pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
ISO 9000 é um conjunto de normas e padronizações que visam ajudar empresas a implementarem processos de Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade. O foco da ISO 9000 é o processo e não o produto. Seu objetivo é garantir que o processo produtivo esteja sendo seguido à risca, garantindo, assim, a qualidade do produto.
OHSAS 18001:
Estabelece os requisitos mínimos para normas de excelência em Saúde e segurança ocupacional. Entre os diversos benefícios estão a redução de acidente e doenças de trabalho, maior comprometimento dos colaboradores nos procedimentos internos, estímulo às melhorias nas condições de trabalho, redução dos custos com inatividade, melhoria do atendimento, além de demonstração de conformidade diante clientes e fornecedores.
Este método consiste na elaboração da política de SSO e de objetivos relacionados ao comportamento que esta empresa pretende ter com relação à SSO. Esse comportamento será monitorado pela própria empresa, por meio de planos de ação, indicadores, metas e auditorias. Os critérios de desempenho e a abrangência são estipulados pela própria empresa, que deve definir qual o nível de detalhamento e exigência deseja atingir na gestão de segurança.
As etapas do processo incluem (não exclusivamente):
- O desenvolvimento
- O planejamento, que inclui as sub- etapas de:
- identificação de perigos;
- avaliação dos riscos;
- determinação dos controles;
- apontamento dos requisitos legais;
- Implementação e operação
- definição dos recursos, atribuições das funções, responsabilidades, prestação de contas e de autoridades;
- definição do quadro de competências, treinamento e conscientização;
- comunicação (disseminação das informações), definição da participação e consulta aos empregados nas etapas;
- definição da documentação necessária para inspeções e para execução das ações de SSO;
- Preparação e resposta a emergências;
- Verificação e controle
- monitoramento e medição do desempenho;
- avaliação do atendimento a requisitos legais (e outros);
- investigação (incidentes, não- conformidades, ações preventivas e corretivas);
- controle de registros;
- auditoria interna;
- Análise crítica pela direção
A implantação da OHSAS 18001 retrata a atenção da empresa com a integridade física de seus colaboradores e parceiros. O envolvimento e participação dos funcionários e da alta direção no processo de implantação desse sistema de qualidade é, assim como outros sistemas, de fundamental importância.
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