Dia Mundial de Combate ao AVC

Saiba o que significa AVC, quais os tipos, como prevenir e tratar.

O acidente vascular cerebral (AVC) mais conhecida como derrame é uma das doenças que mais leva a morte no Brasil e a que mais causa a inabilidade no mundo: Em média 70% das pessoas que passam por um derrame não volta ao trabalho e 50% ficam dependentes de cuidados pessoais no dia a dia. Mesmo com esses números preocupantes, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o assunto e não sabe quais são as principais causas dessa doença, sintomas e maneiras de preveni-la.

O Derrame ocorre quando o fornecimento de sangue que vai para o cérebro é impedido ou extremamente reduzido, privando as células de oxigênio e de nutrientes. Ou, também, quando acontece o rompimento de um vaso sanguíneo, provocando assim uma hemorragia cerebral. Entre os motivos dessas ocorrências, estão a má formação arterial cerebral (aneurisma), hipertensão arterial, cardiopatia, tromboembolia (bloqueio da artéria pulmonar).

Tipos de AVC

Acidente vascular cerebral isquêmico – acontece quando ocorre obstrução ou redução repentina do fluxo sanguíneo em uma artéria do cérebro, o que provoca a falta de circulação vascular na região. O acidente vascular isquêmico ocorre em 85% dos casos de AVC.

Acidente vascular cerebral hemorrágico – Geralmente esse tipo de AVC ocorre quando um vaso se rompe naturalmente e há extravasamento de sangue para dentro do cérebro. Este tipo de AVC está ligado a situações de hipertensão arterial.

acidente vascular cerebral 1474x737 1
Acidente Vascular Cerebral

Veja os Sinais e sintomas do AVC

É de extrema importância identificar os sintomas do AVC, e buscar ajuda médica o mais rápido possível, pois o quanto antes forem tratados o acidente vascular cerebral isquêmico e o acidente vascular cerebral hemorrágico, melhores são os prognósticos da pessoa. Então, preste atenção se você ou alguém próximo expressar algum dos seguintes sintomas:

  • Fragilidade e paralisia de um lado do corpo;
  • Dificuldade para falar;
  • Perda de visão;
  • Perda da sensibilidade de um lado do corpo;
  • Alterações motoras;
  • Distúrbio de linguagem;
  • Distúrbio sensitivo;
  • Alteração no nível de consciência.

Como diminuir o risco de ter um acidente vascular cerebral

Existem formas de prevenir o AVC, mas é ideal conhecer os motivos que levam as chances de a pessoa sofrer um acidente vascular cerebral isquêmico ou um acidente vascular cerebral hemorrágico.

Alguns comportamentos que aumentam a chance de um acidente vascular cerebral: sedentarismo, má alimentação, sobrepeso, obesidade, tabagismo, uso de drogas e excesso de bebidas alcoólicas.

Alguns problemas de saúde como: – Colesterol alto, diabetes, pressão alta e doenças cardíacas.

Alguns hábitos de vida que aumentam o risco do AVC podem ser mudados, em contrapartida, nem todos os problemas de saúde podem ser evitados, entretanto o mau hábito de vida pode desenvolver doenças com potencial de desencadear um AVC

Veja como reduzir o risco de ter um acidente vascular cerebral:

Controle o colesterol – reduza a quantidade de gorduras ruins, a que se deposita nos vasos sanguíneos, conhecida como LDL.

Controle o peso – Mantenha uma alimentação saudável e consequentemente terá o seu peso ideal.

Controle a pressão arterial – além da alimentação, uma boa opção de reduzir a pressão arterial é fazendo exercícios físicos

Evite fumar – foi comprovado através de vários estudos que o tabaco aumenta consideravelmente os riscos do AVC.

Evite drogas – drogas ilícitas, como a cocaína, alteram exageradamente o fluxo sanguíneo no crpo, o que pode causar um AVC.

Alguns métodos anticoncepcionais podem auxiliar no surgimento de AVC, como em mulheres fumantes, com hipertensão arterial, ou que sofram de enxaqueca. Então não esqueça de consultar um médico lhe indique o melhor método para não engravidar.

Tratamento para pacientes que sofreram um AVC

Acidente vascular cerebral isquêmico – o tratamento é feito com a desobstrução do vaso cerebral afetado, normalizando a circulação cerebral. É importante iniciar o mais rápido possível, assim o paciente terá mais chances de salvar os neurônios e também evitar as sequelas do AVC.

Acidente vascular cerebral hemorrágico – A cirurgia é necessária para conter a hemorragia. Depois de estabilizada a situação, o tratamento é feito com a prevenção de um novo derrame e na recuperação das funções afetadas.

Realize programas de reabilitação, isso auxiliará o paciente a retomar as atividades normais e funções que ficaram comprometidas.

Em casos de sintomas ou dúvidas sobre esse assunto, procure orientação médica.

 

Acreditação Hospitalar em São Paulo

Achou interessante o tema:  Dia Mundia do Combate ao AVC? Então comente e compartilhe esse post.

Calibração de equipamentos Hospitalares no brasil

RKP Engenhariasão mais de 23 anos no mercado, sempre inovando e agregando valor aos nossos parceiros, com vasta experiencia na  área de calibração e manutenção de equipamentos hospitalares além de oferecer serviços de Engenharia Clínica.

[mc4wp_form id=”4823″]

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *