A Engenharia Clínica prevenindo eventos adversos

O Papel da Engenharia Clínica na prevenção de eventualidades

São diversas possibilidades para garantir a segurança do paciente dentro do ambiente hospitalar.

Colaboradores em todo o sistema estão buscando ativamente essas oportunidades.

A capacitação em Engenharia Clínica tem importante papel a executar na melhoria da segurança do paciente, atuando sobretudo no que diz respeito à tecnologia médica envolvida, dentre outros, pela infraestrutura e equipamentos médicos.

Dessa forma, é de extrema importância que os Engenheiros Clínicos contribuam de forma ainda mais eficiente na prevenção de eventos adversos nas instituições de saúde.

No sistema atual de prestação de cuidados de saúde, o paciente está no centro de uma grande rede de profissionais, dispositivos médicos e outros equipamentos do sistema. Na interface entre um ser humano e uma máquina: a informação é sempre adquirida, registrada ou comunicada com precisão; as ações necessárias são realizadas com segurança e eficácia; eventos adversos podem ocorrer. E a segurança do paciente tem particularidade central no sistema vigente de prestação de serviços.

Como garantir a segurança dos pacientes com precisão

Em primeiro lugar, todo ambiente hospitalar deve introduzir um sistema de qualidade. Assim será possível identificar quais os equipamentos passaram pela manutenção, dentre outras informações importantes. A investigação hábil de ocorrências e o compartilhamento responsável de dados auxiliarão a identificar as causas do erro.

Estabelecimento de processos. É possível melhorar nossa capacidade de antecipar erros. Realizando frequentemente a manutenção preventiva nos equipamentos médicos, a atuação dos profissionais de saúde de todas as áreas aumentará nossa capacidade de investigar as deficiências do equipamento.

O papel dos Engenheiros Clínicos dentro do sistema de prestação de serviços de saúde, possui grande importância, com o auxílio desses profissionais é possível reconfigurar a estrutura do sistema, realinhar os incentivos que guiam o sistema e criar os recursos que o sistema utiliza para produzir atendimento de alta qualidade aos pacientes.

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