Engenheiro Clínico – Veja os 5 passos para fazer uma gestão otimizada!

Engenheiro Clínico, saiba como fazer sua gestão em poucos passos! 

Como já sabemos, o engenheiro clínico possui um papel extremamente fundamental para gestão hospitalar, em função disso é preciso estar atento as mudanças e tendências de mercado, tanto na tecnologia quanto no setor administrativo, garantindo assim excelentes resultados com foco em planejamento e execução das políticas na sua instituição.

Continue lendo esse post e veja os 5 passos para fazer uma Gestão otimizada!

1- Planejamento estratégico

Trata-se de uma exigência que não é devidamente nova, mas que sempre necessitará de atenção. Por imposição de um mercado cada vez mais competitivo, o planejamento estratégico assume papel extremamente importante para o sucesso do negócio. E se isso é verdade para empresas em geral, no ramo hospitalar sua importância cresce constantemente.

Tratando de processos difíceis e características ímpares, o gestor na área da saúde necessita de uma visão definida dos cenários que se apresentam, assim como dos objetivos da organização e do melhor caminho para atingi-los. O planejamento estratégico é a ferramenta que dará toda estrutura para essa necessidade.

2- Novas formas de treinamento

Possibilitar condições para que os profissionais se mantenham atualizados é um grande desafio também para o engenheiro clínico. A desenvolvimento dos dispositivos e aplicações de realidade virtual pode ser um grande aliado, no sentido de aumentar a oferta de recursos e manter sua instituição a par da tecnologia.

No campo da tecnologia, uma das principais ações é o treinamento da equipe clínica, proporcionando assim, maior segurança na prática de procedimentos médicos, onde é indicada tanto na formação, quanto no aperfeiçoamento de profissionais da saúde.

3- Adoção de dispositivos móveis para a gestão interna

Quando falamos em tecnologia, a mobilidade é a palavra de ordem. Na saúde, mesmo que o uso mais comum seja no monitoramento de condições de pacientes por meio de dispositivos tecnológicos, a dica é aplicar o conceito também na gestão interna em busca de eficácia.

Quando diz respeito à comunicação, a utilização de ferramentas móveis traz a aceleração de processos, solução de problemas, procedimentos administrativos etc. Sobre essa visão, o gestor que investir em aplicações mobile e equipamentos estará aliciando uma maior vantagem competitiva

4- Manutenção preventiva de equipamentos médicos.

Em qualquer área de atuação, existe a utilização de equipamentos, assim como na área da saúde, a que mais exige atenção especial em seu funcionamento. As ferramentas utilizadas pelos profissionais da saúde devem estar sempre em funcionamento.

Para focar nesse objetivo, cabe ao engenheiro clínico trabalhar de forma preventiva. O gerenciamento de uma rotina de inspeção e manutenção auxilia e evitar possíveis danos e identificar com antecedência sinais de desgastes ou falhas do equipamento. Isso se resume em segurança e eficácia no trato com a saúde.

5- Redução no tempo das auditorias

Por último e não menos importante, é válido ressaltar a importância de garantir a excelência nas auditorias, esse procedimento merece bastante atenção, avaliando as formas de redução de tempo, e um bom planejamento estratégico

Gostou desse conteúdo, então acompanhe o nosso blog e fique por dentro das novidades na área da saúde!

Calibração de Aparelhos de Pressão arterial

Achou interessante o tema Engenheiro Clínico – Veja os 5 passos para fazer uma gestão otimizada? Então comente e compartilhe esse post.

Calibração de equipamentos Hospitalares no brasil

RKP Engenharia, são mais de 23 anos no mercado, sempre inovando e agregando valor aos nossos parceiros, com vasta experiencia na  área de calibração e manutenção de equipamentos hospitalares além de oferecer serviços de Engenharia Clínica.

[mc4wp_form id=”4823″]

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *