5 dicas para manter a segurança dos dados e informações do seu hospital

segurança de dados do hospital

Você sabe qual é o ativo mais valioso de uma empresa atualmente? Se você respondeu que é a informação, parabéns! De fato, hoje em dia, uma empresa que cuida bem das suas informações já está na frente das suas concorrentes. Mas você sabe como garantir a segurança de dados do seu hospital?

No artigo de hoje vamos falar sobre como você pode garantir a segurança dos dados corporativos do seu hospital:

1- Tenha uma Política de Segurança da Informação

política de segurança da informação trata-se de um conjunto de ações, técnicas e boas práticas relacionadas ao uso seguro de dados. Ou seja, é um documento que determina as ações mais importantes para garantir a segurança da informação.

Esse documento é a raiz da segurança da informação, pois através dele você irá determinar diretrizes, sugestões, normas e procedimentos que irão direcionar seus colaboradores e gestores a ter um controle do que deve ser realizado.

Nos hospitais, esse documento é deve ser de conhecimento de seus colaboradores, pois como lidam diretamente com clientes externos, o cuidado com as informações dos pacientes é imprescindível.

2- Realize backups periódicos/ Armazenamento de dados em nuvem

As informações contidas dentro de um hospital possuem um volume grande e constante. Cada pessoa que passa por lá deixa algum registro, seja para uma consulta, ou uma internação. Como esse volume é grande, o armazenamento e rastreabilidade desses documentos é muito importante.

Realizar o Backup significa, fazer uma cópia de segurança. Então dessa forma, realize backups periódicos para proteger suas informações, nunca sabemos quando teremos um apagão (ou em outro caso, uma invasão!), que pode invadir a segurança de seus dados, necessitando recuperá-los, o que não é uma tarefa fácil. E bem… nem sempre vai ser possível essa recuperação, então proteja seus dados, faça backups!

3- Controle o acesso à informação e às dependências do hospital/ forte política de senhas

Em hospitais o controle de acesso não se trata apenas de softwares e informações em papéis e prontuários. O controle do acesso de pessoas às dependências do hospital também é um método de controle sobre o acesso à informação.

Assim como as informações, o fluxo de pessoas é muito grande nas dependências de um hospital. Dessa forma, algumas pessoas excedem o limite de acesso. Isso inclui pacientes, visitantes e até mesmo colaboradores de dentro do hospital. Esse controle se estende às tecnologias do hospital pois quem pode ter acesso à o que deve ser estabelecido com senhas e deve ser seguido à risca.

4- Utilize softwares

Diante de toda organização, um hospital precisa de ferramentas tecnológicas para seu perfeito funcionamento. Cada colaborador dentro do hospital precisa de alguma ferramenta para o bom desempenho do seu trabalho, e o uso de softwares ajudam no controle das informações, por questões de disponibilidade e integridade, principalmente!

5- Treine todas as equipes

Tanto para lidar com informações estratégicas, como para saber sobre a importância de garantir a segurança dos dados, é necessário que você possua um programa de treinamentos específico para a equipe.

Finalizando as dicas…Treine, auxilie, oriente. Mostre para os funcionários do seu hospital a importância das informações que circulam lá dentro, a importância das dependências e do controle de quem tem acesso a o que dentro do hospital. Um excelente controle das informações de um hospital irá refletir diretamente em seus pacientes!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *